A nossa primeira lista de palavras


Nas últimas semanas têm-nos chegado vários portefólios à nossa sala e é sempre um momento de orgulho mostrá-lo aos amigos! A partir do portefólio do Frederico, surgiu a ideia de realizarmos a nossa primeira lista de palavras. Tudo começou quando a Francisca partilhou que a letra “F”, que se encontrava no portefólio, também era sua e o João logo a seguir disse que também pertencia ao seu irmão Francisco!



Numa reunião decidimos então qual o dia em que iríamos pensar em palavras começadas pela letra “F”. Este momento foi muito divertido, porque cada vez que surgia alguma palavra que não começasse por “f” experimentávamos colocar-lhe um “f” dizendo palavras que não existem, que deram origem a muitas gargalhadas!

Foi também muito interessante perceber que as crianças “isoladamente” continuaram a pensar em palavras, sendo que a nossa lista de dia para dia está cada vez maior! De forma, às palavras serem “lidas” por todos procurámos imagens reais e realizámos ilustrações! Contudo, para algumas palavras esta tarefa tornou-se um pouco complexa, por exemplo a palavra “férias”, como é que a devemos ilustrar? “Praia” e “Piscina” foram algumas das palavras sugeridas até recordarmos que fomos à praia com o colégio sem estarmos de férias. Mais tarde lembrámo-nos de procurar uma imagem de uma família com muitas malas de viagem já que todos levamos malas quando vamos de férias! O mesmo aconteceu com a palavra “frio”, decidindo procurar uma imagem de uma criança muito agasalhada que transmitisse a sensação de estar com frio.



Desta forma, realizámos a nossa primeira lista de palavras! Estamos cada vez mais despertos para o código escrito! Brevemente partilharemos mais novidades!

Educadora Marta Lanhoso