A Sala dos 4 Anos apresenta - Teatro “Tio Lobo”

Numa reunião da manhã, no momento de fazermos o plano do dia decidimos escolher uma história apreciada pelo grupo para fazermos todos juntos o reconto da mesma. Desta conversa surgiram quatro propostas diferentes e a história eleita pelo grande grupo foi o “Tio Lobo”, de Xosé Ballesteros. Ouvimos o livro escolhido com grande animação e, a seguir, fizemos o reconto. Este momento foi tão enriquecedor que dele resultaram duas ideias: partir do reconto para construir um livro, com o recurso às tintas para a realização das ilustrações; e fazer um teatro! Depressa algumas crianças demonstraram maior à vontade para a realização do teatro e outras pela construção do livro!


O grupo responsável pelo teatro distribuiu as personagens entre si e começou de imediato a ensaiar! À medida que sentiram maior à vontade com o seu “guião” começaram a pensar em alguns pormenores, como a caracterização e o cenário. Em conjunto, lembraram-se de recorrer à casinha do jardim para ser a casa do Tio Lobo, à mesa e aos bancos do faz de conta para a sala de aula da professora e do móvel do forno do faz de conta para ser a cozinha de casa da mãe. No que diz respeito aos disfarces, definimos que o Tio Lobo tinha a “máscara” perfeita na arca do faz de conta, assim como a Carmela a “cabeleira” ideal. Contudo, a nossa Carmela idealizou a cor com que queria vir vestida, partilhando que iria procurar em casa um vestido!


Concluídos os preparativos, conversámos sobre o público que podíamos convidar a assistir à nossa apresentação e as crianças manifestaram vontade em convidar a Sala dos 2 Anos, da qual faz parte a Pilar (irmã da Bárbara) e a sala dos 5 Anos, na qual está a Maria Rita (irmã da Carlota). Definido o público, realizámos os convites e continuámos entusiasmados a ensaiar para o grande dia!

No dia da apresentação, os nossos artistas estavam um pouco nervosos com a dimensão do público mas, assim que começaram a falar, a pouco e pouco, foram ficando mais à vontade, mantendo a preocupação de projetar bem a voz! No final, ficámos muito orgulhosos com os comentários dos amigos da nossa sala e das crianças dos 5 Anos, que elogiaram a prestação de cada uma das personagens e partilharam que tinham adorado!!


A história do “Tio Lobo” continua tão presente na memória de todos que a maioria das crianças manifesta vontade de representar uma das personagens da história, dando origem a vários grupos de teatro, que nos momentos de recreio se juntam e espontaneamente representam o Tio Lobo! Neste sentido, é bem provável que oiçam falar do famoso Tio Lobo lá em casa!

Educadora Marta Lanhoso