Fomos conhecer um pouco da Vida Parlamentar!
Entusiasmados
com a ideia de ir assistir a um plenário na Assembleia da República, os alunos
das turmas do 4.º e 5.ºanos, saíram do Colégio a caminho da Praça de S. Bento,
no dia 12 de outubro.
O edifício
imponente, a imensidão de guardas à porta, o rigor e exatidão de todos os
movimentos das pessoas que trabalham neste local foram, de imediato, motivo de
grande nervosismo e da tomada de consciência da importância que assumem estas
reuniões no paradigma nacional. De facto este é o local onde se decide o
presente e o futuro do país e é aqui onde estão os órgãos máximos que tomam as
decisões mais importantes e determinantes para as mudanças que se esperam.
De
qualquer forma, fomos recebidos com muita formalidade, mas também por pessoas
que nos acolheram com um sorriso e conscientes do público que tinham à sua
frente.
Esperávamos
pois assistir ao debate de ideias concretas e ao correto exercício da
democracia, através de deputados que conhecemos e dos quais já tivemos
oportunidade de falar nas nossas salas.
Mantido o
silêncio desejado e a postura mais adequada, pudemos ouvir vários elementos dos
diferentes partidos tecer as suas opiniões e apresentar os seus argumentos,
ainda que o assunto em discussão tenha sido complexo e alvo, por vezes, de
exaltação e descontrolo por parte dos senhores deputados.
Quisemos,
acima de tudo, partilhar com os nossos alunos a vivência real do Conselho que
fazemos às sextas-feiras nas nossas salas para discutir os nossos assuntos.
Decerto não fomos recebidos com uma sala plena de boas práticas, mas de facto é
esta a nossa realidade e é importante termos consciência dela para podermos
contribuir para o seu melhoramento e desenvolvimento.
De acordo
com Júlia Soares (2009), os atuais
debates põem em evidência como é fraco o domínio da argumentação entre muitos
de nós. Raciocínios apressados e pressupostos duvidosos alimentam e esterilizam
uma boa parte dos debates que agitam a opinião e é, neste sentido, que na
nossa escola a sua aprendizagem começa desde cedo, em contexto real de situação
para que os nossos alunos possam claramente experimentar o que se vivencia
nesta dimensão.
É, pois,
com esta vontade que vamos continuar a trabalhar para democraticamente construímos
comunidades de aprendizagem mais sólidas, capazes de intervir e conscientes da
realidade que se vive no nosso país.
Professora
Vanessa Almeida