Fomos conhecer um pouco da Vida Parlamentar!

Entusiasmados com a ideia de ir assistir a um plenário na Assembleia da República, os alunos das turmas do 4.º e 5.ºanos, saíram do Colégio a caminho da Praça de S. Bento, no dia 12 de outubro.
O edifício imponente, a imensidão de guardas à porta, o rigor e exatidão de todos os movimentos das pessoas que trabalham neste local foram, de imediato, motivo de grande nervosismo e da tomada de consciência da importância que assumem estas reuniões no paradigma nacional. De facto este é o local onde se decide o presente e o futuro do país e é aqui onde estão os órgãos máximos que tomam as decisões mais importantes e determinantes para as mudanças que se esperam.
De qualquer forma, fomos recebidos com muita formalidade, mas também por pessoas que nos acolheram com um sorriso e conscientes do público que tinham à sua frente.
Esperávamos pois assistir ao debate de ideias concretas e ao correto exercício da democracia, através de deputados que conhecemos e dos quais já tivemos oportunidade de falar nas nossas salas.
Mantido o silêncio desejado e a postura mais adequada, pudemos ouvir vários elementos dos diferentes partidos tecer as suas opiniões e apresentar os seus argumentos, ainda que o assunto em discussão tenha sido complexo e alvo, por vezes, de exaltação e descontrolo por parte dos senhores deputados.
Quisemos, acima de tudo, partilhar com os nossos alunos a vivência real do Conselho que fazemos às sextas-feiras nas nossas salas para discutir os nossos assuntos. Decerto não fomos recebidos com uma sala plena de boas práticas, mas de facto é esta a nossa realidade e é importante termos consciência dela para podermos contribuir para o seu melhoramento e desenvolvimento.   
De acordo com Júlia Soares (2009), os atuais debates põem em evidência como é fraco o domínio da argumentação entre muitos de nós. Raciocínios apressados e pressupostos duvidosos alimentam e esterilizam uma boa parte dos debates que agitam a opinião e é, neste sentido, que na nossa escola a sua aprendizagem começa desde cedo, em contexto real de situação para que os nossos alunos possam claramente experimentar o que se vivencia nesta dimensão.
É, pois, com esta vontade que vamos continuar a trabalhar para democraticamente construímos comunidades de aprendizagem mais sólidas, capazes de intervir e conscientes da realidade que se vive no nosso país.

Professora Vanessa Almeida
17 de outubro 2017