Ler para aprender…


Tal como referido nas Metas Curriculares de Português do 1º Ciclo, uma das missões deste ciclo de ensino, é a de “assegurar a aprendizagem da leitura e da escrita, atividades que serão sempre consideradas como complementares uma da outra.”
Na sala do 3º ano, demos continuidade ao trabalho de leitura iniciado no ano anterior, lendo obras ao gosto de cada um, num momento específico da semana, intitulado de “Os Livros e a Leitura”. Os alunos têm oportunidade de ler livros de autor escolhidos por si e que vão ao encontro dos seus interesses, promovendo a leitura pessoal em contexto de sala de aula.
Para além disso, retomámos a dinâmica de leitura coletiva de uma obra, também iniciada no ano anterior, tendo este ano sido escolhida “Uma aventura em Lisboa”, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A leitura deste tipo de texto de literatura infantil “conduz ao objetivo prioritário de compreensão de textos, (…), amplia o espectro de leituras e favorece a interação discursiva e o enriquecimento da comunicação”, tal como referido nas Metas de Português. Favorece também o desenvolvimento das capacidades de fluência, precisão e prosódia, ao mesmo tempo que se promove o alargamento do vocabulário. Nas nossas sessões, enquanto lemos, fazemos pequenas paragens para descodificar alguns vocábulos e estabelecer relações com os capítulos anteriores, recuperando informação previamente retida, facilitando o reconto de uma parte lida. Tem sido momentos prazerosos de leitura, com uma boa dose de aventura!

Desta forma, continuaremos este percurso de leitura, para nos tornarmos cada vez melhores leitores!




Prof. Cátia Santos