O que nos quer dizer a Maria Sebastiana?


As crianças da sala de 1 ano ainda falam muito pouco, começam agora a surgir as primeiras palavras, assim, para percebermos o que querem, temos de estar com muita atenção a tudo o que fazem. A fala é a principal forma de comunicação, é verdade, mas existem muitas outras que nesta faixa etária são utilizadas com frequência, como os gestos, o olhar, as expressões, os comportamentos. Se estivermos com atenção conseguimos perceber o que cada um nos quer dizer nos vários momentos.

Na nossa rotina temos vários momentos em que temos contacto com vários tipos de papel. Na hora de almoço temos os guardanapos, na higiene temos a “pasta de celulose” usada para a muda da fralda, na sala temos as folhas para os desenhos. Em todos estes momentos, a nossa Maria Sebastiana, mostrava um interesse grande pelos vários papeis presentes ao longo da rotina e, em todos eles, o objetivo era só um: RASGAR e AMACHUCAR.

Pois bem, reúni alguns jornais e trouxe-os esta semana para a sala de forma a satisfazer este interesse da Maria Sebastiana e estendê-lo aos restantes amigos. As crianças observaram os jornais e, rapidamente, começaram a amachucá-los e a puxá-los. Por ser jornal, o rasgar acabou por ser uma consequência do puxar e uma descoberta que todos acabaram por fazer. Foi uma atividade muito apreciada por todos.

Como cada um é diferente, também é diferente a forma como absorve e vivencia as suas próprias experiências. Com efeito, o Henrique viu nesta atividade a possibilidade de deitar todos os papéis no lixo. Por isso, mais do que rasgar o jornal, o Henrique tinha interesse em deitá-lo fora. Com 5 crianças a rasgar e só uma a deitar fora, o Henrique andou bem atarefado durante esta atividade.

Educadora Marta Parracho