O que nos quer dizer a Maria Sebastiana?
As crianças da
sala de 1 ano ainda falam muito pouco, começam agora a surgir as primeiras
palavras, assim, para percebermos o que querem, temos de estar com muita
atenção a tudo o que fazem. A fala é a principal forma de comunicação, é
verdade, mas existem muitas outras que nesta faixa etária são utilizadas com
frequência, como os gestos, o olhar, as expressões, os comportamentos. Se
estivermos com atenção conseguimos perceber o que cada um nos quer dizer nos
vários momentos.
Na nossa rotina
temos vários momentos em que temos contacto com vários tipos de papel. Na hora
de almoço temos os guardanapos, na higiene temos a “pasta de celulose” usada
para a muda da fralda, na sala temos as folhas para os desenhos. Em todos estes
momentos, a nossa Maria Sebastiana, mostrava um interesse grande pelos vários
papeis presentes ao longo da rotina e, em todos eles, o objetivo era só um:
RASGAR e AMACHUCAR.
Pois bem, reúni
alguns jornais e trouxe-os esta semana para a sala de forma a satisfazer este interesse
da Maria Sebastiana e estendê-lo aos restantes amigos. As crianças observaram
os jornais e, rapidamente, começaram a amachucá-los e a puxá-los. Por ser
jornal, o rasgar acabou por ser uma consequência do puxar e uma descoberta que
todos acabaram por fazer. Foi uma atividade muito apreciada por todos.
Como cada um é
diferente, também é diferente a forma como absorve e vivencia as suas próprias
experiências. Com efeito, o Henrique viu nesta atividade a possibilidade de
deitar todos os papéis no lixo. Por isso, mais do que rasgar o jornal, o Henrique
tinha interesse em deitá-lo fora. Com 5 crianças a rasgar e só uma a deitar
fora, o Henrique andou bem atarefado durante esta atividade.
Educadora Marta Parracho