Os nossos instrumentos de trabalho na sala dos 3 anos

Na sala dos 3 anos estamos muito mais autónomos e independentes! As descobertas são constantes e os interesses imensos.
Para nos ajudar a organizar a nossa rotina e os nossos dias, sentimos necessidade de criar alguns instrumentos de trabalho.
O primeiro a surgir foi o PLANO DO DIA. Na reunião da manhã conversamos sobre o que vamos fazer ao longo do dia e isso fica registado no nosso plano do dia, o que nos ajuda a estruturar mentalmente a nossa rotina e assim, a sentirmo-nos mais seguros e confiantes no nosso Colégio.
O segundo foi o MAPA DE PRESENÇAS onde marcamos diariamente a nossa presença e temos feito imensas descobertas e nível da linguagem oral e escrita. Também a nível da matemática, desenvolvemos algumas competências pois, para marcar a presença, fazemos a leitura de uma tabela de dupla entrada semanal que cruza os nossos nomes com o respetivo dia da semana.
Neste seguimento, surgiu o MAPA DE TAREFAS pois precisávamos de definir as tarefas de cada um para a semana. Felizmente, somos todos muito interessados e adoramos ajudar e participar naquelas que são as nossas tarefas e responsabilidades. Assim, a pares (para que nos possamos ajudar mutuamente), temos agora novas tarefas, nas quais nos inscrevemos semanalmente, ficando responsáveis pelas mesmas.
Enquanto isto, era questionado quando surgia o MAPA DO TEMPO pois, esta instabilidade climatérica fez-se sentir nas nossas manhãs de jardim e foi algo que surgiu numa conversa em grande grupo. Agora, todos os dias, os responsáveis do tempo, marcam o estado do tempo do respetivo dia.
A AGENDA SEMANAL veio no seguimento do plano do dia pois, nas nossas reuniões da manhã, já conseguíamos prever os dias seguintes e assim, surgiu a ideia de realizarmos a agenda semanal para nos orientarmos melhor semanalmente.
O DIÁRIO DE GRUPO foi uma novidade sugerida pela Débora e pela Joana. Alguns de nós já conheciam este instrumento apesar de não ser na sua integra. É um instrumento com quatro colunas: GOSTÁMOS | NÃO GOSTÁMOS | FIZEMOS | QUEREMOS FAZER. O diário de grupo é preenchido por nós: colocamos o nosso nome na coluna onde nos queremos inscrever para debater em reunião de conselho situações do dia. Esta reunião acontece à sexta-feira e é aqui que debatemos em grande grupo as inscrições e partilhas de cada um. É neste momento que são resolvidos muitos conflitos, que se louvam atitudes de amizade e companheirismo, que registamos o que realizámos ao longo da semana e, por fim, é também neste momento que registamos as nossas ideias para possíveis atividades que gostaríamos de fazer em sala. É, por isto, um instrumento fundamental que nos tem ajudado muito na nossa dinâmica de grupo. Apesar de ainda precoce, podemos já afirmar que as nossas reuniões de conselho têm tido um impacto muito positivo nas nossas ações. Estamos muito felizes e orgulhosos de nós próprios.
Para terminar, temos também um novo mapa que se chama QUERO MOSTRAR, CONTAR OU ESCREVER! Estamos muito entusiasmados com este novo mapa onde nos podemos inscrever para partilhar imensas coisas.
Por enquanto, estes são os instrumentos de trabalho que temos na nossa sala e que nos têm vindo a ajudar neste início de ano letivo. 

Educadora Débora Bento