Os primeiros passos na escola são de grande partilha




O primeiro ano de escolaridade traz consigo experiências únicas, ou não fosse o início de uma caminhada de grandes aprendizagens, em torno das quais se constroem expectativas e desejos. “Eu ainda não sei ler, mas eu quero muito aprender”, comentava a Joana nos primeiros dias de aulas, experimentando escrever no seu caderno algumas novidades para contar à turma. E todos querem! Todos desejam aprender mais, descobrir e compreender o mundo que os rodeia.
O primeiro mês na nossa escola foi um mês de partilhas ricas e que nos marcou a todos de uma forma muito feliz.
Juntos aprendemos a partilhar uma sala que começa a ganhar cada vez mais sentido com as produções e descobertas que fazemos.
Partilhamos o nosso tempo e dedicamo-lo muito aos outros: escutamos atentamente novidades importantes; ajudamos um colega a realizar uma tarefa ou procuramos resolver os problemas que surgem no dia-a-dia.
Partilhamos aquilo que já sabemos e assim ficamos todos mais ricos.
Partilhamos as nossas emoções de coração aberto, estando atentos e preocupados com o bem-estar de todos.
Também partilhamos muitos sorrisos e gargalhadas e juntos criamos memórias felizes da nossa escola.
É neste caminho de vivências partilhadas que descobrimos o quanto é enriquecedor para todos estarmos juntos e aprendermos a lidar com as nossas diferenças. Este é o rumo que queremos que os nossos passos sigam sempre: um rumo de cooperação e de empatia.

Professora Maria Inês Pereira – 1.º Ano