Os Projetos na turma do 2.º ano



Foi com alegria, entusiasmo e muita vontade de trabalhar que os alunos do 2.º ano iniciaram o ano letivo.

Depois de falarmos sobre as férias, darmos as boas-vindas às duas meninas novas que temos na turma e de organizarmos os materiais, não tardou até que começássemos o trabalho em projetos.

Numa conversa coletiva, os alunos expressaram as suas curiosidades, dando assim origem a uma lista com vários temas a desenvolver.

Conforme os interesses de cada um, os alunos foram-se agrupando e dando início aos projetos de interesse.

Feitos os grupos, passámos à fase de recolha, seleção e organização da informação, com vista à construção de produtos culturais (cartazes, maquetas, apresentações em PowerPoint…) de suporte à comunicação e divulgação de cada um dos projetos à turma e às famílias.

Neste momento, os grupos encontram-se em diferentes fases do desenvolvimento do seu projeto, e a riqueza deste trabalho vai desde a entreajuda, ao incentivo da curiosidade, da pesquisa, do espírito crítico, da partilha e, como não poderia deixar de ser, do contacto com situações reais e significativas do dia-a-dia.

A título de curiosidade, partilhamos convosco que, aquando das pesquisas para o projeto “Como é que se fazem os vestidos das princesas?”, as alunas puderem fazer uma visita guiada à Escola de Moda Magestil para ficarem a saber mais acerca do seu projeto.

Assim, visitas ao exterior, partilhas de casa, livros, internet, entre outros, fazem parte dos vários recursos que podem ser utilizados para a realização dos projetos.

Para terminar, deixamo-vos a lista de projetos que estão a ser atualmente desenvolvidos na nossa sala e que, brevemente, serão partilhados: Como é que se fazem as barbies?; Quais são os planetas que existem e quais as suas características?; Quem foi a primeira pessoa a existir no mundo?; A areia é feita de quê?; Como é que as aranhas constroem as teias?; Como é que se fazem os vestidos das princesas? e Como é a aldeia do Sobral de São Miguel?

Resta-nos dizer “Mãos à obra!”

Não deixem de acompanhar as novidades da turma do 2.º ano.

Professora Bárbara Ribeiro