Partilhas saborosas
Na
nossa sala gostamos muito de partilhar novidades com os amigos logo de manhãzinha!
E, geralmente, temos várias inscrições no mostrar,
contar ou escrever, com o objetivo de contar alguma novidade e/ou mostrar algum
objeto significativo. Numa semana, no final do mês de setembro, fomos
surpreendidos com algumas “partilhas saborosas”.
Na
segunda-feira, a Maria Inês chegou repleta de novidades, vinda do aeroporto de
uma viagem aos Açores, acompanhada de umas bolachas de chocolate chamadas Mulatas. Depois do lanche, a Maria Inês
distribuiu as bolachas aos amigos que partilharam que não conheciam aquelas
bolachas. Nesse momento, a Maria Inês esclareceu que as Mulatas eram só dos Açores!
No
dia seguinte, a Margarida trouxe também para partilhar com os amigos uns bolos secos
chamados “parrameiros”, que a sua avó gosta muito! Quando ouvimos o nome
comentámos que não conhecíamos este bolo tradicional mas que tínhamos vontade
de o provar! E, assim o fizemos! Depois do lanche a Margarida distribuiu um
pedaço de bolo a cada um e gostámos muito!
Posteriormente,
fomos também surpreendidos pelo Jaime e pelo Manuel que trouxeram framboesas
para partilhar com os amigos! Durante esta partilha apercebemo-nos rapidamente
que algumas crianças não conheciam este fruto, surgindo alguns comentários
como: “Será que gosto?”; “Eu acho que não gosto!”; “Eu não gosto de certeza!”. Posto isto,
combinámos que todos devíamos provar para descobrir se gostávamos ou não,
porque sem provarmos não poderíamos saber. Assim o fizemos e divertimo-nos
muito a observar com atenção as caras que alguns faziam antes de por a
framboesa na boca. Com esta degustação descobrimos que a maioria das crianças
gosta de framboesas! A seguir, realizámos um registo de matemática para
sabermos quantas crianças gostam de framboesas e quantas crianças não gostam! Dividimos
uma folha A3 e de um lado desenhámos as crianças que tinham gostado e do outro,
as crianças que não tinham gostado. Durante o registo apercebemo-nos
rapidamente que teríamos de acrescentar folhas do lado que tinham gostado para
caberem todas as crianças. Concluído o registo, descobrimos que 18 crianças gostam de framboesas e 5
crianças não gostam! Desta forma, divertida realizámos a nossa primeira
atividade de matemática!
Numa só semana tivemos oportunidade de degustar
novos sabores e de descobrir que existe um fruto chamado framboesa! Obrigada
pelas partilhas!
Educadora Marta Lanhoso