Partilhas saborosas

Na nossa sala gostamos muito de partilhar novidades com os amigos logo de manhãzinha! E, geralmente, temos várias inscrições no mostrar, contar ou escrever, com o objetivo de contar alguma novidade e/ou mostrar algum objeto significativo. Numa semana, no final do mês de setembro, fomos surpreendidos com algumas “partilhas saborosas”.
Na segunda-feira, a Maria Inês chegou repleta de novidades, vinda do aeroporto de uma viagem aos Açores, acompanhada de umas bolachas de chocolate chamadas Mulatas. Depois do lanche, a Maria Inês distribuiu as bolachas aos amigos que partilharam que não conheciam aquelas bolachas. Nesse momento, a Maria Inês esclareceu que as Mulatas eram só dos Açores!
No dia seguinte, a Margarida trouxe também para partilhar com os amigos uns bolos secos chamados “parrameiros”, que a sua avó gosta muito! Quando ouvimos o nome comentámos que não conhecíamos este bolo tradicional mas que tínhamos vontade de o provar! E, assim o fizemos! Depois do lanche a Margarida distribuiu um pedaço de bolo a cada um e gostámos muito!


Posteriormente, fomos também surpreendidos pelo Jaime e pelo Manuel que trouxeram framboesas para partilhar com os amigos! Durante esta partilha apercebemo-nos rapidamente que algumas crianças não conheciam este fruto, surgindo alguns comentários como: “Será que gosto?”; “Eu acho que não gosto!”; “Eu não gosto de certeza!”. Posto isto, combinámos que todos devíamos provar para descobrir se gostávamos ou não, porque sem provarmos não poderíamos saber. Assim o fizemos e divertimo-nos muito a observar com atenção as caras que alguns faziam antes de por a framboesa na boca. Com esta degustação descobrimos que a maioria das crianças gosta de framboesas! A seguir, realizámos um registo de matemática para sabermos quantas crianças gostam de framboesas e quantas crianças não gostam! Dividimos uma folha A3 e de um lado desenhámos as crianças que tinham gostado e do outro, as crianças que não tinham gostado. Durante o registo apercebemo-nos rapidamente que teríamos de acrescentar folhas do lado que tinham gostado para caberem todas as crianças. Concluído o registo, descobrimos que 18 crianças gostam de framboesas e 5 crianças não gostam! Desta forma, divertida realizámos a nossa primeira atividade de matemática!

Numa só semana tivemos oportunidade de degustar novos sabores e de descobrir que existe um fruto chamado framboesa! Obrigada pelas partilhas!

Educadora Marta Lanhoso