Vamos cuidar da Natureza!

Numa manhã de segunda feira, a Maria Rita e a Inês chamaram a atenção dos amigos para o ramo de uma planta que estava caído no jardim, dizendo: “Aaaah! Alguém arrancou esta planta e não se pode!” Foi a partir deste ramo que surgiu na reunião da manhã uma conversa sobre a importância de preservar a natureza. Esta questão cativou a atenção e interesse de todos, surgindo um debate de ideias e contributos bastante pertinentes. Posto isto, surgiu a ideia de fazermos um cartaz com as mensagens que cada um disse durante a conversa. Assim, ao longo da semana, em pequenos grupos, fomos decorando o cartaz com desenhos e pinturas alusivas à natureza e escrevemos as mensagens partilhadas na reunião. Foi então que o Afonso questionou “mas como é que nós sabemos o que está aí escrito?”, ao que a Maria Rita sugeriu “podemos fazer o desenho no papel para sabermos o que quer dizer”, ideia com a qual o grande grupo concordou de imediato, pelo que, pusemos mãos à obra. Um pequeno grupo de voluntários para esta tarefa escolheram qual a mensagem que queriam ilustrar e, em seguida, fizeram então o respetivo desenho. Depois de coladas as mensagens, o nosso cartaz estava finalmente pronto e ficou fantástico, pois assim todos nós o conseguíamos “ler” de forma autónoma!
No entanto as sugestões não ficaram por aqui! Quando conversávamos sobre onde gostariam de expor o trabalho, algumas crianças do grupo referiram que gostavam de o apresentar nas salas do 1º e 2º ano para “os amigos saberem que é importante cuidar da natureza”, o que nos pareceu uma sugestão bastante interessante!
Assim, a Maria Rita, o Afonso e a Inês ofereceram-se para fazer esta comunicação e foi um sucesso! Sensibilizaram os amigos para esta causa, promoveram o debate e dele surgiram até mais mensagens interessantes que podemos acrescentar no nosso cartaz!


Educadora Patrícia Martins