Vamos lavar a loiça




Durante o acolhimento estávamos todos muito entretidos a brincar na área do faz-de-conta. A Madalena, a Francisca e a Rita, colocaram a toalha na mesa e dispuseram cuidadosamente as loiças por cima. O Duarte C. cozinhava uma “papa” no fogão e o Manuel C. tirava a loiça da mesa, colocava-a no alguidar dizendo todo decidido: “Vou lavar a loiça!”.

Foi a partir desta brincadeira que surgiu a ideia de fazermos uma atividade que se traduziu num verdadeiro momento de diversão e muita aprendizagem: Lavar a loiça!

Começámos por colocar em cima da mesa todos os objetos que existiam na cozinha da área do faz-de-conta. Nesta primeira fase, entre comida de brincar e outros objetos, as crianças tiveram de selecionar apenas o que era loiça. Depois de estar toda a loiça sobre a mesa, separámos os copos, as chávenas, os pratos e as tigelas. Foi uma excelente oportunidade para fazer conjuntos de objetos, desenvolver alguns conceitos matemáticos, e de conhecer novas palavras como escorredor ou tacho, estimulando a linguagem e desenvolvendo o léxico.

De seguida, providos de alguidares com água, sabão, esfregões, panos da loiça e aventais, as crianças lá começaram a lavar a loiça fazendo um excelente trabalho de equipa pois, enquanto uns esfregaram a loiça outros passaram por água limpa, colocaram-na no escorredor e secaram-na com o pano.

Lavar a loiça foi, assim, uma experiência muito divertida, que proporcionou não só momentos de brincadeira e de lazer mas também de aprendizagens muito significativas! 

Educadora Eunice Figueiredo