A Semana das Artes e das Expressões no Jardim de Infância


No âmbito deste tema, as três Salas de Jardim de Infância prepararam um desafio relacionado com a arte e as expressões, para fazer entre si, promovendo assim a interação entre as crianças.



Estes desafios surgiram a partir das vivências de cada uma das salas. Os 3 Anos andavam curiosos a conhecer Van Gogh, a propósito da partilha de duas crianças que visitaram Van Gogh Alive – The Experience. Já os 4 Anos encontravam-se deslumbrados a brincar com as folhas da natureza, caídas no chão do nosso jardim, realizando com as mesmas fogueiras e até feridas em diferentes partes do corpo. Os 5 Anos andavam fascinados a descobrir e a explorar as sombras do corpo no jardim.



Assim, os 3 Anos estiveram a observar algumas obras de Van Gogh e decidiram escolher o “Quarto em Arles” para o desafio dos 5 Anos e “O Grito” de Edvard Munch para o desafio dos 4 Anos, propondo a cada uma das salas que realizasse uma pintura inspirada na obra proposta. Ambos os grupos receberam este desafio através de uma carta e encararam-no com muito entusiasmo! Em grande grupo observaram a pintura com muita atenção e cada um interpretou-a à sua maneira. Após este momento interpretativo, iniciaram a pintura inspirada na obra escolhida, colocando nela o seu cunho pessoal. Ficaram maravilhosas!




A Sala dos 4 Anos, andou a recolher diversas folhas da natureza para as utilizar para a criação de obras de arte! Para ajudar a dar asas à imaginação recorreram a alguns ficheiros que continham animais (realizados com folhas). Algumas crianças escolheram um ficheiro para o reproduzir à sua maneira e outras utilizaram-no apenas como inspiração e criaram uma outra obra de arte! Os 5 Anos aceitaram de imediato o desafio e quiseram também realizar uma produção individual, sendo que uns tentaram também reproduzir um dos ficheiros e outros realizaram uma outra obra de arte! Já os 3 Anos dividiram-se em pequenos grupos e todos escolheram realizar um dos animais dos ficheiros. Algumas crianças dos 4 Anos apoiaram os amigos na elaboração do trabalho. Deste desafio resultaram produções espetaculares!!



As crianças da Sala dos 5 Anos, depois de muito explorarem as sombras com o próprio corpo, descobriram que com as mãos conseguem realizar a sombra de diversos animais! Assim, recorreram a alguns ficheiros de animais e continuaram a fazer cada vez mais descobertas! Gostaram tanto desta atividade que a propuseram às Salas dos 3 e dos 4 Anos! As crianças dos 4 Anos ouviram a explicação dos amigos mais velhos com muita atenção e, de imediato tentaram adivinhar as sombras demonstradas. Depois tiveram ainda a oportunidade de escolher um ficheiro e de o colocar em prática, enquanto o grande grupo tinha a missão de adivinhar, a que animal pertencia aquela sombra, momento este que foi vivido com bastante entusiasmo! As crianças da sala dos 3 anos, para além de explorarem também alguns destes ficheiros, fizeram um jogo! Este jogo consistia em descobrir quem era o amigo que estava por detrás do pano, através da sombra do seu perfil. E foi surpreendente perceber como todos conseguiram identificar tão bem os seus amigos! Todos adoraram brincar com as sombras!



Também a teacher Inês e a professora Inês de música se envolveram nesta semana temática! A teacher Inês promoveu uma atividade: playing with color, na qual as crianças elegeram a sua cor favorita e realizaram um desenho com essa mesma cor! Já a professora Inês lançou um desafio bastante difícil: pintar a música, apresentando dois estilos de música bastantes diferentes, um mais calmo e outro mais agitado. As crianças iniciaram o desafio concentradas, a pintar a música calmamente, até o entusiasmo aumentar e acabarem por preencher grande parte da folha, não sendo assim visível as diferenças das músicas nas pinturas. No entanto, todos saborearam este momento!



E, assim terminou uma semana repleta de desafios, de trocas de experiências e de interações entre salas!



A equipa do JI