A Semana das Artes e das Expressões no Jardim de Infância
No
âmbito deste tema, as três Salas de Jardim de Infância prepararam um desafio relacionado
com a arte e as expressões, para fazer entre si, promovendo assim a interação
entre as crianças.
Estes
desafios surgiram a partir das vivências de cada uma das salas. Os 3 Anos
andavam curiosos a conhecer Van Gogh, a propósito da partilha de duas crianças
que visitaram Van Gogh Alive – The Experience.
Já os 4 Anos encontravam-se deslumbrados a brincar com as folhas da natureza, caídas
no chão do nosso jardim, realizando com as mesmas fogueiras e até feridas em
diferentes partes do corpo. Os 5 Anos andavam fascinados a descobrir e a
explorar as sombras do corpo no jardim.
Assim,
os 3 Anos estiveram a observar algumas obras de Van Gogh e decidiram escolher o
“Quarto em Arles” para o desafio dos
5 Anos e “O Grito” de Edvard Munch
para o desafio dos 4 Anos, propondo a cada uma das salas que realizasse uma
pintura inspirada na obra proposta. Ambos os grupos receberam este desafio
através de uma carta e encararam-no com muito entusiasmo! Em grande grupo
observaram a pintura com muita atenção e cada um interpretou-a à sua maneira.
Após este momento interpretativo, iniciaram a pintura inspirada na obra
escolhida, colocando nela o seu cunho pessoal. Ficaram maravilhosas!
A
Sala dos 4 Anos, andou a recolher diversas folhas da natureza para as utilizar
para a criação de obras de arte! Para ajudar a dar asas à imaginação recorreram
a alguns ficheiros que continham animais (realizados com folhas). Algumas
crianças escolheram um ficheiro para o reproduzir à sua maneira e outras
utilizaram-no apenas como inspiração e criaram uma outra obra de arte! Os 5
Anos aceitaram de imediato o desafio e quiseram também realizar uma produção
individual, sendo que uns tentaram também reproduzir um dos ficheiros e outros
realizaram uma outra obra de arte! Já os 3 Anos dividiram-se em pequenos grupos
e todos escolheram realizar um dos animais dos ficheiros. Algumas crianças dos
4 Anos apoiaram os amigos na elaboração do trabalho. Deste desafio resultaram
produções espetaculares!!
As
crianças da Sala dos 5 Anos, depois de muito explorarem as sombras com o
próprio corpo, descobriram que com as mãos conseguem realizar a sombra de
diversos animais! Assim, recorreram a alguns ficheiros de animais e continuaram
a fazer cada vez mais descobertas! Gostaram tanto desta atividade que a
propuseram às Salas dos 3 e dos 4 Anos! As crianças dos 4 Anos ouviram a
explicação dos amigos mais velhos com muita atenção e, de imediato tentaram
adivinhar as sombras demonstradas. Depois tiveram ainda a oportunidade de
escolher um ficheiro e de o colocar em prática, enquanto o grande grupo tinha a
missão de adivinhar, a que animal pertencia aquela sombra, momento este que foi
vivido com bastante entusiasmo! As crianças da sala dos 3 anos, para além de
explorarem também alguns destes ficheiros, fizeram um jogo! Este jogo consistia
em descobrir quem era o amigo que estava por detrás do pano, através da sombra
do seu perfil. E foi surpreendente perceber como todos conseguiram identificar
tão bem os seus amigos! Todos adoraram brincar com as sombras!
Também
a teacher Inês e a professora Inês de
música se envolveram nesta semana temática! A teacher Inês promoveu uma atividade: playing with color, na qual as crianças elegeram a sua cor favorita
e realizaram um desenho com essa mesma cor! Já a professora Inês lançou um
desafio bastante difícil: pintar a
música, apresentando dois estilos de música bastantes diferentes, um mais
calmo e outro mais agitado. As crianças iniciaram o desafio concentradas, a
pintar a música calmamente, até o entusiasmo aumentar e acabarem por preencher
grande parte da folha, não sendo assim visível as diferenças das músicas nas
pinturas. No entanto, todos saborearam este momento!
E,
assim terminou uma semana repleta de desafios, de trocas de experiências e de
interações entre salas!
A
equipa do JI