As partilhas do Henrique!


Na semana passada chegou-nos à sala as nossas primeiras partilhas, trazidas pelo Henrique.

Recebemos ramos de oliveira com azeitonas e ramos de eucalipto. Explorámos cada ramo e sentimos o cheiro do eucalipto que nos deixou a sala com um cheirinho sentido por todos os que passavam à nossa porta. Colocámos na sala, um ramo de cada árvore para deixarmos exposto e, assim, podermos ver, sentir e cheirar sempre que nos apetecer.




Recebemos, também, uma garrafa cheia de areia da praia que o Henrique visitou no fim de semana. Com esta areia, com os ramos das árvores do Henrique e com as folhas trazidas pela Marta, decidimos introduzir na nossa sala uma caixa com elementos naturais que possam ser explorados pelas crianças. Guardámos as folhas de eucalipto numa caixa para as podermos cheirar. As crianças parecem ter adorado esta ideia, pois estão sempre de volta da caixa da natureza a explorar, mexer, sentir, cheirar, “provar” e tudo o que descobrem que podem fazer.


Recebemos,  também,  uma pena que o Henrique nos trouxe. Mas de quem é esta pena? Foi a pergunta que colocámos. “Pipiu” disse o Henrique, “ão” disse o Francisco. Será? Fomos à caixa dos animais que temos na sala e fomos ver, um a um, de quem poderia ser aquela pena. Para termos um leque maior de “pesquisa”, vimos algumas imagens de animais que a Marta trouxe para a sala e, à medida que fomos descobrindo o revestimento do corpo de vários animais que nos são conhecidos, descobrimos o “dono” da pena do Henrique. Afinal o Henrique tinha razão, a pena é do “pipiu” -  um Pombo.


A nossa sala está a ficar mais composta com todas estas partilhas com as quais as crianças adoram mexer e explorar. Obrigada Henrique!
E assim descobrimos o mundo e o que ele tem para oferecer!

Educadora Marta Parracho