Bebés com Arte


No nosso Colégio, a semana de 6 a 10 de novembro foi dedicada às artes e expressões. Como não podia deixar de ser, o nosso berçário “encheu-se de arte” e aliámos três numa só atividade: a pintura, a fotografia e a música. Para dar os primeiros passos no mundo da arte, inspirados ao som de Beethoven, demos cor aos corpos dos nossos bebés e um papel cenário em branco para ser colorido.

Enquanto preparávamos a sala para a pintura tínhamos todos os bebés muito atentos e curiosos com o que iria acontecer. O Manuel foi quem se aproximou de imediato, sendo assim o primeiro a espalhar a cor pelo papel. No início ficou apreensivo, tanto com a música clássica, como com a tinta. Foi apenas necessária a nossa presença junto dele para que se sentisse seguro e confiante para explorar a tinta com as mãos.



O Vasco e o Guilherme observavam de longe com muita atenção, até que a curiosidade aumentou e foram-se aproximando. Muito desinibidos, assim que sentiram a tinta pelo corpo, principalmente nas mãos, começaram logo a gatinhar e a palrar para mostrar o seu contentamento, dançaram e bateram muitas palminhas. Ficaram também muito espantados quando, ao olharem para trás, observaram o rasto de tinta colorido que deixaram enquanto gatinhavam.



O Miguel e a Beatriz estavam um pouco apreensivos a observar os amigos, mas com o auxílio da música e com a nossa presença junto deles conseguimos que usufruíssem deste momento de relaxamento e exploração. Foram mexendo as pernas formando quase uma borboleta abstrata, no entanto, deram preferência ao pincel e à esponja.



Não podíamos ter escolhido melhor atividade para esta semana, pois os nossos bebés puderam brincar, explorar e criar. A obra de arte já está exposta no berçário, mas podem-se deliciar com as fotografias!





Terminámos esta semana temática de uma forma muito animada e lúdica. A peça de teatro “Se eu fosse um animal” da companhia Cativar fez as delícias de todos e os sorrisos foram uma constante nos rostos dos nossos bebés!





Educadora Tânia Rodrigues