Brincar sozinho é bom, mas brincar em conjunto é maravilhoso!


No passado dia 24 de novembro vivenciámos de mais um ateliê temático da Creche - “A Partilha do brinquedo”. Desta vez, foi proposto que cada uma das crianças trouxesse para o Colégio o seu brinquedo favorito, para o poder emprestar e partilhar com as restantes crianças das outras salas.

Numa faixa etária onde o egocentrismo ainda é muito evidente, partilhar nem sempre é fácil. Assim sendo, com esta atividade pretendemos estimular a partilha e promover as relações interpessoais, permitindo que as crianças vão adquirindo uma maior consciência sobre os interesses e necessidades do outro, ajudando-as a “desconstruir” este egocentrismo.

Mesmo com alguma dificuldade inicial em se “desapegarem” do seu brinquedo favorito, foram momentos muito divertidos e ternurentos pois, aos poucos, as crianças foram começando a perceber a alegria que é poder brincar em parceria com o mesmo brinquedo, explorando e descobrindo em conjunto as várias potencialidades do mesmo.



Os bebés do berçário também trouxeram os seus brinquedos favoritos. Quando lhes foram mostrados os brinquedos, cada um dos bebés reconheceu qual era o seu e apressou-se a pegar nele para brincar. Contudo, os brinquedos dos amigos também lhes despertaram muito interesse e, de uma forma muito espontânea, começaram a trocar os brinquedos entre si e a explorar cada um deles com muito entusiasmo.

Brincar sozinho é bom, mas brincar em conjunto é maravilhoso!


Equipa da Creche