“Descobertas em torno da folha do Lourenço!”


O Lourenço chegou ao Colégio e, muito contente, mostrou-nos uma folha que tinha apanhado no chão. Quando estávamos reunidos no tapete observámos a folha do Lourenço com mais atenção…

- Olha, uma folha. As folhas estão no chão. – Disse o Manuel C.

- E de onde vêm as folhas Manuel? – Perguntei.

- Do chão – respondeu o Manuel C.

O Duarte P. interveio logo muito decidido e disse que vinham do ar.

Foi então lançado o desafio às crianças e às suas famílias: procurar folhas e trazer algumas para a sala. No dia seguinte, apareceram muitas folhas, algumas iguais à do Lourenço outras com formas e texturas muito diferentes. Ao observá-las melhor reparámos que tinham muitas cores diferentes. Algumas eram amarelas, outras verdes, vermelhas, cor de laranja e castanhas.



Depois de explorarmos as folhas, as suas texturas e cores, voltou a surgir a questão: “Mas afinal de onde vêm estas folhas?”. O Duarte P. respondeu muito prontamente “É dali!” apontando para a árvore que se vê da janela da nossa sala! Algumas das crianças do grupo também quiseram espreitar pela janela para observar as árvores e até tiveram a sorte de conseguirem ver algumas folhas a cair.

“As folhas caem no chão assim, pum!” - Disse o Manuel C., batendo com as mãos no chão.



Algumas das folhas trazidas pelas crianças ficaram num cestinho para as poderem observar sempre que quiserem. Com as restantes folhas foi realizada uma pintura onde foi proposto às crianças que pintassem o interior das folhas e que depois as calcassem no papel, ficando impressas as folhas e alguns dos seus detalhes.



Através desta partilha do Lourenço surgiram muitas oportunidades para aprender um pouco mais sobre o mundo que nos rodeia e realizar uma nova técnica de pintura…Obrigada Lourenço!



Educadora Eunice