Fizemos Chá de Limão e Hortelã


Na semana passada recebemos mais partilhas do Henrique que nos têm trazido as suas vivências das mais variadas formas.

Primeiro trouxe-nos pinhas, folhas do pinheiro e paus. Mostrou aos amigos, distribuindo uma coisa para cada um. Explorámos as suas texturas e brincámos com estes elementos naturais. O Tomás ficou motivado na manipulação de um pau com uma pinha e explorou ao máximo todas as combinações possíveis destes dois elementos. A Maria Sebastiana e o Lourenço interessaram-se mais pelos ramos de pinheiro com as suas folhas.

Pinhas? O Henrique trouxe uma para cada um……que bela ideia para um presente de natal….shiiiiuuuu vamos guardar segredo para ser surpresa!

No dia seguinte recebemos folhas de limoeiro e hortelã dos avós do Henrique. Que cheirinho que ficou na nossa sala! Mais uma vez explorámos, manipulámos, sentimos, cheirámos e provámos estes elementos naturais. Com tanta variedade de folhas, decidimos deixar um exemplar de cada exposto na sala para as crianças poderem mexer sempre que quiserem.



Aproveitando o frio, o tempo das constipações e a bela combinação que o Henrique nos sugeriu com as suas partilhas, fizemos hoje um belo CHÁ. Umas folhinhas de hortelã, casca de limão, uma colher de mel, água fervida e concluímos o nosso chá. No meio desta confeção, as crianças exploraram os diferentes sabores, amargo e doce, do Limão e mel, respetivamente. É indescritível a cara que fizeram ao colocarem o limão na boca com a maior das confianças, mas o Lourenço ficou adepto do sabor do limão. O mel adocicou o nosso chá assim como o paladar das nossas crianças, aqui a opinião foi unânime todos gostaram.

Ao almoço tínhamos o nosso chá para beber. Todos gostaram desta experiência com a exceção do Lourenço que ao ficar rendido aos sabores individuais dos ingredientes não apreciou o resultado final dizendo mesmo com a cabeça um grande NÃO.


Obrigada Henrique por mais estas partilhas!

Educadora Marta Parracho