Fomos ao Museu da Marioneta!


Na semana das Artes e das Expressões, as 3 salas de JI ingressaram na primeira visita de estudo deste ano letivo, desta vez ao Museu da Marioneta!

Cada um dos grupos foi recebido por um guia que nos fez uma visita guiada ao museu, levando-nos a conhecer um pouco mais sobre o mundo das marionetas. Durante esta visita, tivemos oportunidade de contemplar diferentes tipos de marionetas, que se distinguiam umas das outras por características bastante vincadas, que, por sua vez, espelhavam tradições de diferentes partes do mundo. Observámos também que se podem construir marionetas com diferentes materiais e com diferentes formas de manipulação, tais como: dedoches, marionetas de luva, marionetas de fios e marionetas de sombras.



Estas últimas foram então o mote para a exploração que se seguiu pois levou-nos a questionar se as sombras também poderiam ter cor e, se sim, que cores poderia assumir?

Como tal, após esta viagem, cada grupo teve oportunidade de realizar uma oficina, dedicada à exploração das sombras e das cores, onde pôde fazer as suas próprias descobertas relativamente a estas questões. Durante esta oficina, cada criança criou a sua marioneta, alusiva a animais marinhos ou terrestres, decorando um molde de papel de acetato com papel celofane colorido e seguiu-se um momento de exploração por detrás de um pano branco. Com esta oficina, descobrimos não só mais uma forma de construir marionetas, como também, que as sombras podem ter cor. Para terminar, cada um atribuiu um nome à sua marioneta e em seguida explorámo-las livremente em pequenos grupos.



Foi uma experiência muito interessante e divertida, que encheu o nosso dia de cor e alegria!



A Equipa de JI