“Martaaa, fiz uma descoberta!!!”
Numa
reunião da manhã, partilhei com o grupo que sentia que a exploração das áreas
de trabalho, por parte das crianças, estava pouco diversificada, na medida em
que, na maioria das vezes, optavam por realizar a sua “brincadeira favorita”,
repetindo-a várias vezes. Neste sentido, e como já estamos todos familiarizados
com os novos materiais de cada uma das áreas, propus-lhes que escolhessem uma
área para irmos à descoberta! O grupo escolheu começarmos pela área da
matemática e combinámos que ao longo da semana iríamos explorar os materiais
que nela existem de forma diferente, com o intuito de fazer novas descobertas!
De
início os materiais mais manipulados foram o
geoplano e o cuisenaire, com os quais descobriram que é possível fazer
letras! O Afonso e a Maria Laura debruçaram-se sobre o geoplano e descobriram que conseguem fazer algumas letras com os
elásticos! Já a Maria Inês descobriu que consegue fazer uma estrela cadente!
A
Maria, o João e o Gabriel incidiram o seu olhar sobre o cuisenaire e descobriram que com as barras cuisenaire, para além de conseguirem fazer letras, conseguem também
colocar as peças por ordem de tamanhos! Nestas partilhas conseguimos perceber
que a Maria e o João colocaram-nas por ordem crescente, explicando que de uma
peça para a outra se junta +1, enquanto o Gabriel explicou que de uma para a
outra é -1.
A
Júlia e o Jaime optaram por explorar os cubos
de encaixe e a Júlia descobriu que consegue utilizar os cubos para fazer o
número “4”! Já o Jaime tentou realizar algumas letras, como o “L” de Laura e o
“F” de Frederico.
Posteriormente,
as descobertas incidiram-se sobre os materiais não estruturados, como por
exemplo, tampas e descobrimos que conseguimos realizar letras com a manipulação
deste material! Assim, algumas crianças recorreram ao cartão do nome e
dispuseram as tampas no chão, de forma a escrever o seu nome ou o nome de um
amigo! O João deu o mote “escrevendo” João com tampas! De imediato, a Júlia e a
Maria Inês juntaram-se para “montar” Júlia, a Margarida para fazer o seu “M” e
a Francisca para realizar o seu “F”.
A
Bárbara descobriu que com a manipulação de canetas consegue realizar a forma de
um quadrado ou de um retângulo, bem como, consegue fazer 2 retângulos dentro de
um quadrado. Já o Afonso, percebeu que com apenas duas canetas consegue fazer a
primeira letra do nome da sua mãe, o “T”.
Até
com atacadores descobrimos que conseguimos fazer números e letras! Tudo começou
quando vimos o João com os atacadores desapertados a fazer o “1” e o “7” na
companhia da Francisca! Já o Guilherme descobriu também que consegue fazer o
“i” e a Carolina Martins, o “l” do seu nome.
De
forma, a dar significado a todas estas descobertas introduzimos na nossa sala
um novo instrumento de trabalho: o Mapa
das Comunicações! Neste mapa, pode inscrever-se quem quer partilhar com o
grande grupo alguma descoberta que tenha realizado durante a manhã. Assim, antes
do almoço, passaremos a ter um momento dedicado às comunicações, no qual
escutamos os colegas que vão comunicar e, no final, damos-lhes o nosso parecer,
fazendo todos juntos a avaliação dessas partilhas!
O
nosso olhar está tão desperto que, de dia para dia, há mais crianças com
vontade de realizar novas descobertas! Nos momentos de exterior, este olhar
mantêm-se e até numa maria-café são feitas descobertas: “Marta, descobri o C da minha irmã” na maria-café! Este entusiasmo tem sido tão grande que nem aguentamos esperar
pelo momento das comunicações. Mas a pouco e pouco apropriar-nos-emos deste
instrumento!
Educadora
Marta Lanhoso