“Martaaa, fiz uma descoberta!!!”


Numa reunião da manhã, partilhei com o grupo que sentia que a exploração das áreas de trabalho, por parte das crianças, estava pouco diversificada, na medida em que, na maioria das vezes, optavam por realizar a sua “brincadeira favorita”, repetindo-a várias vezes. Neste sentido, e como já estamos todos familiarizados com os novos materiais de cada uma das áreas, propus-lhes que escolhessem uma área para irmos à descoberta! O grupo escolheu começarmos pela área da matemática e combinámos que ao longo da semana iríamos explorar os materiais que nela existem de forma diferente, com o intuito de fazer novas descobertas!

De início os materiais mais manipulados foram o geoplano e o cuisenaire, com os quais descobriram que é possível fazer letras! O Afonso e a Maria Laura debruçaram-se sobre o geoplano e descobriram que conseguem fazer algumas letras com os elásticos! Já a Maria Inês descobriu que consegue fazer uma estrela cadente!

A Maria, o João e o Gabriel incidiram o seu olhar sobre o cuisenaire e descobriram que com as barras cuisenaire, para além de conseguirem fazer letras, conseguem também colocar as peças por ordem de tamanhos! Nestas partilhas conseguimos perceber que a Maria e o João colocaram-nas por ordem crescente, explicando que de uma peça para a outra se junta +1, enquanto o Gabriel explicou que de uma para a outra é -1.



A Júlia e o Jaime optaram por explorar os cubos de encaixe e a Júlia descobriu que consegue utilizar os cubos para fazer o número “4”! Já o Jaime tentou realizar algumas letras, como o “L” de Laura e o “F” de Frederico.



Posteriormente, as descobertas incidiram-se sobre os materiais não estruturados, como por exemplo, tampas e descobrimos que conseguimos realizar letras com a manipulação deste material! Assim, algumas crianças recorreram ao cartão do nome e dispuseram as tampas no chão, de forma a escrever o seu nome ou o nome de um amigo! O João deu o mote “escrevendo” João com tampas! De imediato, a Júlia e a Maria Inês juntaram-se para “montar” Júlia, a Margarida para fazer o seu “M” e a Francisca para realizar o seu “F”.



A Bárbara descobriu que com a manipulação de canetas consegue realizar a forma de um quadrado ou de um retângulo, bem como, consegue fazer 2 retângulos dentro de um quadrado. Já o Afonso, percebeu que com apenas duas canetas consegue fazer a primeira letra do nome da sua mãe, o “T”.




Até com atacadores descobrimos que conseguimos fazer números e letras! Tudo começou quando vimos o João com os atacadores desapertados a fazer o “1” e o “7” na companhia da Francisca! Já o Guilherme descobriu também que consegue fazer o “i” e a Carolina Martins, o “l” do seu nome.



De forma, a dar significado a todas estas descobertas introduzimos na nossa sala um novo instrumento de trabalho: o Mapa das Comunicações! Neste mapa, pode inscrever-se quem quer partilhar com o grande grupo alguma descoberta que tenha realizado durante a manhã. Assim, antes do almoço, passaremos a ter um momento dedicado às comunicações, no qual escutamos os colegas que vão comunicar e, no final, damos-lhes o nosso parecer, fazendo todos juntos a avaliação dessas partilhas!

O nosso olhar está tão desperto que, de dia para dia, há mais crianças com vontade de realizar novas descobertas! Nos momentos de exterior, este olhar mantêm-se e até numa maria-café são feitas descobertas: “Marta, descobri o C da minha irmã” na maria-café! Este entusiasmo tem sido tão grande que nem aguentamos esperar pelo momento das comunicações. Mas a pouco e pouco apropriar-nos-emos deste instrumento!



Educadora Marta Lanhoso