Os incêndios no nosso país


Na sala do 4.º ano, o tema dos incêndios que abalaram o nosso país tem sido alvo de muitas conversas e preocupações. Assim, sentimo-nos impelidos a escrever um texto de opinião sobre o assunto, de modo a podermos sensibilizar outras pessoas. Todos concordámos que, para dar uma opinião fundamentada, deveríamos informar-nos primeiro sobre o assunto. Assim, lemos e explorámos algumas notícias que nos permitiram compreender uma parte das causas dos incêndios florestais que o nosso país tem sofrido recentemente. Aproveitámos também para relembrar as normas e cuidados a ter para a prevenção de incêndios, cientes de que todos podemos ter um papel ativo na proteção das nossas florestas e do nosso planeta. Este trabalho de pesquisa e discussão culminou na produção do texto de opinião que se segue. Leiam-no e reflitam!
Os incêndios no nosso país
Este ano (2017), o nosso país teve uma grande quantidade de incêndios florestais, bastante trágicos. Houve uma comissão responsável por analisar os incêndios de junho e elaborou um relatório que diz que 98% dos incêndios têm origem humana, mas a maior parte desses é causada por acidentes ou negligência.
O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) elaborou um plano de prevenção e combate aos incêndios e pô-lo em prática desde o início do verão. Sabemos, contudo, que houve muitos incêndios na mesma.
Alguns dos alunos da nossa turma conhecem amigos ou familiares que foram vítimas dos incêndios deste ano, perdendo as suas casas, animais, terrenos e algumas vidas.
Com todos estes exemplos, podemos perceber que não temos andado a ter a melhor atitude com o nosso planeta. Não é só o governo que tem que resolver este assunto, cada um de nós tem que ser responsável e ajudar!
Existem alguns cuidados que todos podemos e devemos ter para proteger as nossas florestas, tais como: não fazer fogo no espaço florestal (fogueiras, beatas acesas, objetos refletores…); cuidar da limpeza dos espaços que utilizamos; deitar o lixo nos recipientes próprios; preservar os recursos naturais, entre outros.
Após estes acontecimentos é impossível ficar indiferente. Ajude a floresta e a Natureza e guarde isto na memória para o resto da vida! Queremos o nosso Mundo de volta, saudável e alegre como dantes!
Turma do 4ºano
31. outubro. 2017

Todo este trabalho serviu ainda de inspiração para a realização de produções artísticas, atividade a que demos o nome de “Criar para sensibilizar”. Os alunos do 4.º ano pretendem divulgar o seu texto e as suas obras com o intuito de informar e sensibilizar as pessoas para o tema. Convidamo-vos a visitar a sala de exposições para observarem e apreciarem estas produções!