Projeto na sala dos 3 anos: “O Van Gogh ainda está vivo?”


A Beatriz F. e a Leonor partilharam connosco que foram ver o “espetáculo do Van Gogh”! Ficámos todos muito curiosos para saber mais sobre este “pintor famoso” (Leonor).

De repente, numa simples reunião da manhã, a Leonor e a Beatriz F. foram inundadas com as curiosidades dos amigos sobre a exposição do Van Gogh.Mas, a questão que prevaleceu e que resultou numa saudável discussão foi “Mas o Van Gogh está vivo ou já morreu?”. As teorias dividiam-se e, por isso, a Julieta rematou “Devíamos era pesquisar no computador para saber…”. E foi assim que começámos o nosso projeto sobre este artista.



Primeiro registámos o que queríamos saber e depois, com os livros que a Rita, a Beatriz M. e a Inês nos trouxeram, começámos a fazer a nossa pesquisa. Enquanto uns pesquisavam e partilhavam com o restante grupo as descobertas, outros pintavam como o Van Gogh e explicavam aos amigos como o faziam. Observámos com atenção as obras de arte do Vicent Van Gogh e tentámos perceber em que consistia o impressionismo e quais os materiais que ele utilizava:

“Nós também pintamos com o coração e com os olhos…” (Maria)

“Parece que esta obra tem lápis de cera e tintas….” (Vasco)



Na pesquisa recorremos também ao computador e acabámos por descobrir muito mais coisas do que poderíamos imaginar.

Sabiam que ele já pintava desde pequenino como nós?

Depois de registadas todas as nossas descobertas, decidimos fazer uma exposição e convidar todas as salas e famílias a visitar. Venham ver a nossa exposição!

Educadora Débora Bento