“Proponho fazermos uma sessão de culinária”


A semana passada, o Frederico inscreveu-se no proponho do Diário de Turma para sugerir ao grupo que se fizesse uma sessão de culinária. Após partilhar a sua ideia com todos, durante o Conselho de Turma, os alunos concordaram que seria uma boa atividade para fazermos. O entusiasmo foi tão grande que, assim que a teacher Carla entrou na sala, todos lhe contaram que iríamos combinar um dia para fazermos culinária e, qual não foi o nosso espanto, quando nos apercebemos de que a teacher tinha gostado tanto da ideia que quis participar também. Combinámos com todos que a receita seria escolhida pelas professoras, sendo uma surpresa para a turma.

Assim, na segunda-feira, os alunos foram surpreendidos com uma receita de bolachinhas de manteiga. Após a sua leitura, descobriram quais os ingredientes e as quantidades necessárias para a sua confeção e meteram as mãos na massa. Foi um momento muito enriquecedor e divertido para todos entre a leitura em português e a tradução oral para inglês, juntando a massa e as diferentes forminhas que tinhamos à escolha para dar forma a cada uma das bolachas.

Ao lanche, todos se deliciaram com as suas bolachinhas que estavam muito saborosas e bonitas.

A partir deste trabalho de exploração de um tipo de texto diferente do habitual (a receita), e do contacto com os utensílios e ingredientes necessários, os alunos ainda se envolveram numa exploração matemática, através de um trabalho acerca do dobro e da metade. descobrindo assim como podem aumentar ou diminuir a receita.

No âmbito do inglês, a turma fez também um trabalho de identificação dos diferentes ingredientes e utensílios.

Agradecemos ao Frederico pela proposta e a toda a turma pelo envolvimento não só na confeção das bolachinhas como nos trabalhos que surgiram posteriormente.

Professora Bárbara Ribeiro - 2º ano