Semana das artes – 1ºCiclo


A arte é o uso da habilidade e imaginação, para criar objetos, experiências, melodias ou ambientes a fim de alcançar o prazer estético no observador. (…) Quem vê uma obra de arte, sente-se tocado por ela e pode sentir que ela o transporta para outros lugares e tempos, reais ou imaginários”*. Na semana de 6 a 10 de novembro, o Colégio promoveu a Semana das Artes. O objetivo desta semana temática, como de outras já promovidas anteriormente, é o de dar maior visibilidade ao trabalho que as crianças vão fazendo, neste caso, nos vários domínios artísticos, permitindo também que as vivências especiais desta semana, sejam pontos de motivação e criatividade para trabalhos futuros.

Para dar início à Semana das Artes, as turmas do 1.º, 2.º e 4.º anos visitaram o Museu da Gulbenkian, vivendo experiências diferentes. O 1.º ano participou na visita guiada “Espelho meu, espelho meu, este sou mesmo eu?”, onde puderam contactar com diversas obras plásticas relacionadas com espelhos e com autorretratos, numa perspetiva de conhecimento da personalidade dos artistas. O 2.º ano, por sua vez, viveu a experiência “Descobrir a Arte na Matemática”. Através desta visita, os alunos aprofundaram os seus conhecimentos acerca do que são os padrões e as simetrias, observando pinturas em azulejos e tapeçarias, acerca do que são as duas e as três dimensões, através de uma pintura e de uma escultura, bem como da sua própria sombra e reflexo no espelho. Os alunos descobriram ainda quem foi Fibonacci e de que forma também podemos descobrir a Matemática na Natureza.

A turma do 4.º ano fez uma visita guiada ao museu intitulada de “Migrações e cruzamentos”, que lhes permitiu viajar pelo Mundo, analisando vários tipos de obras artísticas e identificando os contextos culturais e civilizacionais de que fazem parte.



Sem dúvida que foi uma visita de grande enriquecimento para todos.

A partir destas visitas, surgiram muitas produções dos alunos, desde reproduções, à criação de obras inspiradas no que viram e refletiram nas experiências vividas. Daí, emergiu também a exploração de vários conteúdos curriculares, contextualizados e com grande sentido. Destacamos várias explorações ao nível da geometria e da medida, bem como da geografia e da escrita descritiva das obras.



Outro momento de grande destaque dessa semana foi a receção do ilustre convidado Bruno Ferreira, pelos alunos do 2.º e do 3.º anos. O Bruno veio falar da sua profissão, revelando alguns dos muitos filmes de animação infantil em que já participou, dando vida ao vivo e a cores a diferentes personagens. Os alunos vibraram com esta experiência e ainda desafiaram o nosso convidado a imitar as vozes de várias personagens sem as revelar, para que pudessem ser os alunos a acertar na resposta correta. “O Gangue do Parque 2”; “Ceganhas”; “Os Pinguins”; “Angry Birds”; “Bailarina”; “Boss Baby”; “Trolls”; “Frozen”, foram alguns dos muitos filmes que o Bruno já fez e cujas personagens interpretou nesta sua visita ao nosso Colégio.

O nosso muito obrigado ao Bruno Ferreira por ter aceite este convite e por nos ter proporcionado uma manhã tão animada. O nosso bem-haja também à mãe da Maria Inês do 2.º ano por nos ter apresentado este seu amigo.




As expressões musical e dramática também tiveram um especial destaque ao longo desta semana, quer nas diversas atividades que os alunos foram realizando nas aulas de música e de projetos artísticos, como, de forma muito especial, na sala do 1.º ano; na quarta-feira, os alunos desta turma tiveram oportunidade de construir uma história coletiva, com a ajuda dos pais do Afonso e do Khalil, que foi posteriormente dramatizada com trajes e adereços a rigor.

Da produção de obras até à dramatização, os alunos puderam explorar a sua criatividade e trabalhar em grupo para desenvolverem alguns talentos.

Para terminar a semana em beleza, as turmas do 1.º e do 4.º anos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância de uma alimentação saudável e diversificada, a partir de experiências de requintada degustação e de observação artística. À imagem de vários autores portugueses e de outras nacionalidades que, na pintura e na escultura, se inspiram em elementos relacionados com a alimentação, também os nossos alunos foram desafiados a entrar no ateliê dos artistas e a pintar, observando alimentos reais e bonitos arranjos preparados pelos anfitriões deste momento, a mãe da Salma e do Khalil e os pais do Afonso.  As nossas obras serão expostas numa exposição que estamos a organizar. Agradecemos o trabalho, empenho e requinte com que estes pais nos presentearam com esta maravilhosa experiência.



Para além do que aqui vos contamos, existem muitas obras produzidas pelos alunos ao longo desta semana e das anteriores e que vos convidamos a ver e apreciar, na nossa sala de exposições.

Esperamos que gostem e que a nossa arte vos inspire!

As professoras do 1ºCiclo