Semana das Artes e das Expressões - O fantocheiro e os catorze fantoches com palmo e meio.


Durante esta semana andámos muito atarefados, sempre de lá para cá e de cá para lá, com o nosso “amigo” CUQUEDO. Conhecem? Já ouviram falar dele?

Pois bem...foi “ele” que despoletou o tema da nossa semana das Artes e das Expressões, para não falar...CLARO...da nossa paixão “arrebatadora” pelos DEDOCHES que temos na nossa sala e que são usados sempre, ou quase sempre, que a Ana ou a Sofia nos contam uma História.

É o nosso delírio!!!



Assim sendo, pensámos elaborar os nossos próprios fantoches, tendo por base a História infantil que a Margarida trouxe para o Colégio – O CUQUEDO, enaltecendo os diversos animais que dela fazem parte.

Deste modo...após a leitura atenta da história fomos enumerando alguns dos animais que já conhecíamos, tais como as girafas e os elefantes e descobrindo outros, que não nos eram tão familiares como as zebras, os hipopótamos e os rinocerontes.

Foram feitas diversas representações às imagens dos animais reais, bem como os sons que lhes estão associados, proporcionando momentos de grande expressividade e emoção. Para completar esta exploração inicial fomos procurar na nossa caixa dos DEDOCHES, quais os animais que representavam alguns dos elementos que fazem parte da nossa história. Foi uma manhã muito enriquecedora.

No dia seguinte, e após uma exploração global de toda a história, demos início à nossa Oficina dos Fantoches.

Primeiramente, cada um de nós teve a oportunidade de selecionar o animal que queria elaborar com a estampagem da sua mão. Proporcionando-se, deste modo, um momento mais individual, em que cada um teve o seu tempo para observar e analisar as imagens dos diversos animais e acabar por escolher o seu.



No fim de todos já terem o seu “animal” selecionado METEMOS MÃOS À OBRA e começaram a surgir grandes obras de arte. Podemos confessar que uns gostaram da textura da tinta na mão, outros ficaram radiantes com as cócegas que o pincel fazia ao passar, suavemente, nas nossas mãos, e outros, ficavam simplesmente espantados com a forma que ia ganhando o seu fantoche.

Foi mais um dia muito mágico e bastante divertido na nossa oficina dos fantoches!



Porém...a meio da semana pensámos: Mas os nossos fantoches precisam de um lugar para “morar”, tal como todos nós! Neste sentido, com a ajuda da Ana e da Sofia fomos pesquisar, no computador, algumas imagens associadas “ÀS CASAS” onde vivem os FANTOCHES, e “não é que encontrámos” os FANTOCHEIROS!

Posto isto, agarrámos numa caixa de cartão e, em pequenos grupos, pintámos livremente. Enquanto pintávamos o nosso FANTOCHEIRO ouviamos diversos estilos musicais elevando o nosso nível de criatividade...que manhã encantadora e relaxante.



Para terminármos a semana da melhor maneira, e tendo em conta a semana temática em questão, nada melhor que assistir a um teatro preparado especialmente para a creche. Durante o Teatro fomos percebendo e visualizando que existem variados formatos de fantoches, mas cá para nós...os nossos são os melhores do Mundo...Espreitem...estão na nossa sala.



Educadora Ana Costa