Semana das artes e expressões no 2º Ciclo


A arte é, por definição, algo extremamente difícil de explicar. A arte é para ser sentida, e sempre que tentamos fazer uma aproximação ao conceito concreto e objetivo, acabamos sempre por perder nuances que dela fazem parte.

Com o 5.º ano, tentámos definir arte, como ponto de partida para as explorações desta semana. Falou-se em pintura, escultura, dança, canto, entre outras. Dissemos que a arte está nos olhos de quem a vê, porque, para nós, o segredo da arte está em ver as coisas de uma forma estética e apelativa. Se alguém olhar para uma nuvem e nela vir uma figura, a natureza não fez arte. O sujeito que a observou é que “fez arte” na sua cabeça.

Depois desta exploração e discussão, começamos a olhar mais atentamente para o mundo à nossa volta, percebendo cada vez mais que a arte é subjetiva, e o que é belo para uns pode não o ser para outros.

Encontrámos arte também nas nossas disciplinas. Na Matemática, aquando da exploração dos ângulos, traçamos linhas e descobrimos obras abstratas muito coloridas. Em Educação Visual, para celebrar a semana das artes, fizemos uma visita de estudo à Galeria do Millenium sobre o surrealismo. Percebemos que o surrealismo é uma forma de arte intimamente ligada à criatividade, à imaginação e a representação dos sonhos e das memórias. Nesta visita, conhecemos vários autores surrealistas portugueses e escolhemos os quadros de que mais gostámos. Foi a partir desses quadros que, na disciplina de Português, criámos textos. São o reflexo da criatividade. Da nossa e da dos autores dos quadros.

Na aula de Educação Musical realizámos a gravação de uma música e de um videoclip “Punk Amadeus”, sobre o músico Wolfgang Amadeus Mozart.

Finalmente, na disciplina de Inglês, explorámos diversas lendas de locais do Reino Unido, sendo que as ilustrámos de forma criativa.

Como tal, o trabalho transversal que ocupou todas as disciplinas é um reflexo da nossa perceção de arte. “Arte é tudo o que nós quisermos”, comentou um aluno da turma. E nós concordamos.









Equipa do 2º Ciclo