Uma semana à descoberta das artes e expressões


A nossa semana das Artes e Expressões começou com uma arte cada vez mais apreciada por todos: 7ª Arte CINEMA. Uma arte que não está acessível aos mais pequenos e que hoje “trouxemos” até à nossa sala com uma curta metragem infantil. Escurecemos a sala e projetámos na parede, numa tela grande, o filme que escolhemos para esta primeira experiência. Sabíamos que teria de ser de curta duração e ser apelativo aos olhos dos mais pequenos. Escolhemos uma curta metragem com pássaros, os famosos “pipius” na nossa sala e que todos conhecem. Atentos que estavam a esta animação, as crianças  mostraram gostar, em especial a Valentina que palrou, apontou, riu-se e bateu palmas os  três minutos inteiros da duração do filme. Como as crianças mostraram gostar tanto, colocámos uma segunda curta metragem infantil. Só ficou a faltar as famosas pipocas, mas vamos guardar para uma experiência em Família.


O nosso Francisco adora brincar em frente ao espelho e explorar a sua imagem. Inspirada neste interesse, propus ao grupo uma “sessão” de caretas no espelho nesta semana das Artes e Expressões. Para os inspirar e encorajar a experimentarem as potencialidades das suas faces, o nosso espelho foi “decorado” com diferentes expressões faciais de diferentes pessoas. As crianças, curiosas que são, passearam os seus olhinhos pequeninos pelas imagens e a dar pelas suas caras, acredito que alguns estavam mesmo a tentar imitar. De língua de fora, bochechas cheias de ar e gargalhadas, a nossa sessão foi muito divertida.

Desta sessão, resultaram algumas fotografias com expressões muito engraçadas que serviram para ilustrar a nossa área da expressão dramática. Convidamos todos a virem espreitar!


No seguimento, desta exploração facial, surgiu a ideia de realizarmos uma pintura. Assim, inspirados pela POPARTE, cada criança pintou uma fotografia a preto e branco da sua cara. Ainda sem nenhuma intencionalidade pinturesca, as crianças riram-se à medida que cobriam a sua imagem de tinta, rabiscos para cima, rabiscos para baixo e a sua imagem foi ganhando cor. Que bonitas que ficaram as nossas obras de arte!


Iniciámos com Cinema e terminámos a nossa semana com uma bela peça de Teatro protagonizada pela companhia CATIVAR.  “Se eu fosse um animal” foi a peça que nos trouxeram e encantou as nossas crianças.


Adoramos semanas cheias de novidades, desafios e experiências como esta!

Educadora Marta Parracho