A boa azáfama de Natal!


O tempo de preparação para o Natal chegou. Com ele chega a ansiedade e alegria das crianças, a partilha de histórias alusivas ao tema, a vontade de riscar os dias num ápice até à chegada da noite mágica.
Neste espírito de festa e caminhada, os nossos alunos envolveram-se de uma forma muito responsável na construção das decorações para o nosso colégio. Foi-nos lançado o desafio de construirmos uma árvore de Natal com materiais recicláveis. Por isso, pusemos mãos à obra. Os alunos recolheram diversas caixas de ovos, o material escolhido para a sua construção, e pintaram-nas com toda a dedicação. Pelos corredores iam comentando uns com os outros quantas caixas já haviam sido pintadas em cada sala. De manhã, quando chegavam, perguntavam se seria necessário trazerem mais caixas de casa.
Na sala do primeiro ano, os momentos de pintura ficaram marcados por uma certa serenidade, ao som de músicas natalícias que os ajudaram a concentrarem-se. Tantas foram as pinturas, que chegaram a surgir questões matemáticas que lhes despertaram a curiosidade. Foi partindo desse interesse que surgiu o problema semanal: “se cada um de nós pintasse só duas caixas, quantas caixas pintaríamos?”.
Também o presépio foi cuidadosamente desenhado e pintado pelos nossos meninos da catequese.
Começámos também a preparar com todo o carinho o encontro natalício que teremos com os pais dos nossos alunos. Constroem-se histórias, planeiam-se os vários momentos, pensa-se na forma como os receberemos. Mas isso são segredos bem guardados que logo serão desvendados…
Por enquanto, resta-nos entrar no nosso colégio e apreciar as bonitas decorações preparadas com tanto empenho pelos nossos alunos. Porque é dessa alegria e dedicação que é feita a boa azáfama de natal, preparando os nossos corações para receber o Menino que irá nascer!


Professora Maria Inês Pereira – 1.º Ano