“As bolachas do Tomás”


O Tomás adora “cozinhar” e o seu objeto preferido é uma colher de pau. Na semana passada, o Tomás presenteou-nos com umas bolachas que costuma trazer para o lanche e que são “cobiçadas” por todos.

As bolachas são caseiras e feitas com ingredientes saudáveis que não contêm açúcar. Tínhamos dois tipos, umas de alfarroba e banana e outras de cocô. As crianças mostraram preferência pelas de alfarroba e banana e neste dia as bolachas do Tomás foram o nosso lanche da manhã e o nosso lanche da tarde. Que delícia!

A acompanhar estas bolachas veio uma colher de pau intitulada “chefe Tomás” que os pais carinhosamente cederam para a nossa sala e agora todos podem brincar com este objeto preferido do Tomás.


Ainda em relação à partilha deliciosa do Tomás reparámos que tinham diferentes formas, umas eram quadradas, outras triangulares e outras circulares. Aproveitámos esta inspiração dos pais do Tomás e explorámos na manhã seguinte os blocos lógicos e o Tangram. Dois materiais de matemática muito utilizados ao nível do jardim de infância que serviram para uma manhã muito divertida. Todas as cores, formas e tamanhos cativaram as nossas crianças que exploraram ativamente estes materiais. Á medida que foram explorando, fomos reforçando as várias figuras geométricas que também encontrámos nas bolachas do Tomás, assim como, as noções de GRANDE e PEQUENO.


Com o natal a chegar e a nossa árvore montada à entrada do Colégio pensámos que a nossa sala também se deveria preparar para a entrada desta época festiva. Pensámos então aproveitar a inspiração das formas das bolachas do Tomás e a curiosidade que as crianças mostraram pelos blocos lógicos e tangram para elaborar umas árvores de natal, utilizando somente formas geométricas.


E assim, com esta partilha tivemos uma semana muito ocupada e até já cheira a Natal na nossa sala.

Muito Obrigada Tomás!