Dezembro trouxe o Natal à sala de 1 ano


Com a chegada do mês de dezembro chega, também, uma época muito especial para todos. É uma época de luz, magia e de FAMÍLIA.

Foi através da FAMÍLIA, que o Natal chegou à nossa sala. Cada criança trouxe-nos uma fotografia do seu Natal e, foi através dessa fotografia, que trouxemos um pouco do Natal de cada um para a sala.

Todas as fotografias tinham em comum luzes e as cores vermelho e verde e, por isso, uma das primeiras brincadeiras que tivemos foi a exploração de luzes de Natal. Escurecemos a sala e ligámos as luzes, que estavam protegidas com uns pequenos pais natais. Houve quem tivesse adorado como o Lourenço, o Tomás, o Manuel e a Sebastiana, quem tivesse ficado só a olhar admirado para as luzes como o Francisco e quem não tivesse ficado curioso e não quisesse ficar a brincar com luzes como o Henrique e a Valentina.



Com as ruas, as casas e o Colégio todos enfeitados e preparados a rigor para o Natal, sentimos que a nossa sala também se devia “vestir” a rigor para receber esta época tão especial. Fizemos, então, uma pintura em papel de alumínio com as cores vermelho, verde e branco, tentando criar uma “obra de arte” com as cores do natal que predominavam nas nossas fotos de Natal. Aproveitámos, também, os paus que o Henrique nos trouxe numa das suas partilhas e construímos dois mobiles com fotografias nossas e uma pintura utilizando os nossos pés e mãos. E assim, na nossa sala, começou a aparecer o Natal.




No Natal, é comum oferecermos presentes a quem mais gostamos e, por isso, pensámos que os pais gostariam de um presente feito por nós. Lembram-se das pinhas que o Henrique nos trouxe? Pois, foram essas mesmas pinhas que serviram de inspiração ao nosso presente.

Depois de explorarem as pinhas e de colocarmos 3 exemplares na nossa caixa da natureza para que as crianças possam mexer, manipular e brincar sempre que queiram, fomos pintá-las para que de pinhas passassem a “pinheiros” de natal. Colocámos as pinhas dentro de sacos de plásticos herméticos e enchemos os sacos de tinta verde. Depois foi dar os sacos para as mãos das crianças e a sua manipulação e exploração coloriu todas as pinhas. As reações foram diversas e, para os que não gostam de sujar as mãos, foi bom sentirem-se “protegidos” pelos sacos de plástico.



Pinhas pintadas, foi hora de uma divertida sessão fotográfica para decorar o “vaso” do nosso pinheiro de natal. Colocámos uma estrela e ET VOILÁ presentes terminados. Esperemos que os pais tenham gostado.

E assim, vivenciámos o Natal na nossa sala. Desejamos a todos um Natal cheio de alegria, amor e muitos momentos em Família.

Educadora Marta Parracho