“Patrícia, trouxe feijões para fazermos uma experiência!”


Na sala dos 5 anos, durante uma reunião da manhã, o Rodrigo Alves partilhou com os amigos um kit de experiências que trouxe de casa sobre a germinação do feijão. Apresentou o seu kit, identificando o material que continha (dois vasos, feijões, bolas de algodão e uma pipeta) e, em seguida, começou a explicar ao grupo os passos que teríamos de seguir, para realizarmos aquela experiência, fazendo para tal uma leitura apoiada pelas imagens das instruções: “primeiro pomos o algodão, depois pomos água no algodão, depois pomos lá dentro um feijão, depois regamos, depois pomos ao sol e ele vai crescer”, disse o Rodrigo entusiasmado!

Todos ficaram muito curiosos em saber se esta experiência resultava ou não, pelo que a realizámos em dois pequenos grupos, ficando cada um deles responsável por um dos vasos. Relembrámos cada um dos passos, assim como o nome dos materiais que íamos utilizar e pusemos mãos à obra: primeiro colocámos as bolas de algodão no fundo de cada vaso, depois com a pipeta molhámos o algodão e em seguida colocámos um feijão e cada vaso.

Depois falámos um pouco sobre os cuidados a ter com as sementes do feijão. Decidimos colocar os vasos na área da ciência, junto à janela para que pudessem apanhar luz do dia. Uma das preocupações que vários elementos do grupo referiram foi que não nos podíamos esquecer de os regar. Nesta altura, o Rodrigo partilhou com os amigos que só o podíamos regar dia sim, dia não. A partir desta preocupação alguns amigos questionaram “E como é que podemos saber quando temos de regar?”. Depois de algumas ideias, o Bruno sugeriu fazermos um mapa para assinalarmos os dias em que regamos os feijões, ao que a Maria Rita acrescentou que “Podemos fazer uma bolinha azul clara no dia em que regamos”. Em seguida definimos dois responsáveis para esta tarefa.

Desde o dia em que realizámos esta experiência que a temos observado diariamente!  Ao fim de uma semana fomos surpreendidos com a exclamação da Maria Francisca “Olhem!! A planta do feijão já nasceu!!! Uma está maior do que a outra! A maior foi a primeira a nascer!” Posto isto, reunimos em grande grupo e observámos com atenção cada um dos vasos, descobrindo que:

“A sementinha do feijão começou a partir-se e lá de dentro saiu a plantinha do feijão”- disse a Inês

“E conseguimos ver a raiz do feijão! É branca!” - disse o Bruno

“Depois começaram a nascer as raízes e o ‘tronco’ da planta. É como nas outras flores, primeiro nasce a planta, depois as folhas e depois a flor” – disse o Afonso

Nos próximos dias continuaremos atentos aos nossos feijões para acompanhar o seu crescimento e fazer novas descobertas!
Educadora Patrícia Martins