O Natal já chegou à nossa Sala! - Das partilhas das crianças às produções natalícias –



Com a aproximação do Natal chegam também todos os preparativos que envolvem esta quadra tão especial, como as decorações natalícias e a preparação do presente de natal para oferecer à família!

Para decorar a nossa sala construímos umas estrelas, que pintámos recorrendo à técnica digitinta. Deste modo, as crianças puderam desenhar na própria tinta com os dedos e as mãos. Terminado o desenho, colocaram uma folha por cima e passaram as mãos para que o mesmo ficasse marcado. Quando retiraram a folha ficaram muito surpreendidos com o resultado! Com estas pinturas construímos umas estrelas que depois colocámos num móbil.



Aproveitando algumas partilhas das crianças, realizámos outros trabalhos alusivos ao natal e que ajudaram a compor a decoração da sala…

Com o jornal que o Lourenço trouxe fizemos uma atividade de rasgagem e colagem. Para tornar este trabalho um pouco mais natalício realizámos uma divertida sessão fotográfica no jardim, onde tirámos fotografias com alguns acessórios de natal. Utilizámos estas fotografias, e algumas purpurinas, para compor a colagem. Ficaram umas belíssimas obras de arte!



A Constança trouxe três Matrioskas, as famosas bonecas russas. Muito orgulhosa, a Constança apresentou as bonecas aos colegas e mostrou como é que as mesmas se colocavam umas dentro das outras. Ao explorar as bonecas reparámos que a mais pequena cabia dentro da média que por sua vez cabia dentro da grande. Esta descoberta traduziu-se numa excelente oportunidade para explorar algumas noções de grandeza (grande, médio, pequeno, a maior e a mais pequena). Aproveitando esta partilha, foi proposto às crianças que realizassem uma atividade de colagem utilizando triângulos de papel de embrulho, grandes, pequenos e médios. Assim, para além de ter sido uma forma de consolidar algumas destas noções matemáticas e de desenvolver a motricidade fina, este trabalho também tornou o placar da nossa sala muito natalício!



E o que será que os nossos “duendes” estão a preparar com esta colagem com papel de seda? Só podemos adiantar que é feito com amor e muita dedicação, o resto é surpresa!



Educadora Eunice