Voluntariado na Comunidade Vida e Paz


No dia 11 de dezembro de 2017, os alunos da turma do 5.º ano visitaram a Comunidade Vida e Paz e ajudaram a preparar as ceias para os sem-abrigo, num gesto solidário e voluntário.

Esta é uma instituição que centra as suas práticas na Dignidade da Pessoa Humana, com particular atenção às mais pobres e socialmente excluídas ou vulneráveis, independentemente da sua etnia, credo ou nacionalidade. Deste modo, fomos também nós participar nesta ação social com a finalidade da construção do Bem Comum. Quisemos, com as nossas mãos, ajudar o próximo e, por isso, oferecemos o nosso tempo e a nossa vontade para confecionar sandes, empacotar as ceias e preparar os sacos que seriam mais tarde entregues às pessoas que mais precisam.

Para podermos participar, tivemos que obedecer a algumas regras de higiene que nos permitissem mexer nos alimentos com segurança. Também nos tivemos que dividir em grupos de tarefas para podermos participar em diversas etapas da confeção das ceias, sem esquecer os meninos que ficaram responsáveis pela abertura dos sacos de plásticos, essenciais para colocar os alimentos.

Durante esta tarde, tivemos também a oportunidade de entrevistar a coordenadora dos voluntários que nos explicou a missão da Comunidade Vida e Paz, alertando-nos para o facto de que aquilo que a instituição espera é poder tirar algumas pessoas da situação precária em que vivem e que, por isso, não é suposto que se habituem às refeições que lhes são entregues, mas sim que sintam que há alguém que se preocupa com eles e que os pode ajudar caso pretendam sair da rua. Assim, tanto os voluntários como as pessoas que gerem esta instituição, preocupam-se essencialmente com o bem-estar de quem recebe estas refeições, procurando que se sintam apoiados, queridos e importantes na sociedade.

Foi uma excelente tarde de cooperação, entreajuda e solidariedade em que nos sentimos úteis e reais voluntários. 

Para verem algumas das fotografias que dão corpo a esta iniciativa, convidamo-vos a visitar a sala de alunos do edifício do 2.º Ciclo.



Profª Vanessa Almeida e Diretora Adjunta Rita Mesquita