As laranjas do avô “Manel”!


Num dia de manhã o Manuel F. surpreendeu-nos com um saco cheio de laranjas. O Manuel também nos contou que tinha trazido as laranjas da quinta do seu avô “Manel”! Para além do saco de laranjas trazia também o ramo da laranjeira, com algumas laranjas ainda presas. Juntámo-nos então ao redor da nossa mesa para explorar o ramo, as folhas e as laranjas com muita atenção. Também cortámos uma laranja ao meio para a podermos observar por dentro e poder sentir o seu aroma.

-“É caroços!” - Disse o Lourenço ao observar o interior da laranja.

Depois de explorarmos o ramo da árvore e as laranjas, vimos no computador algumas imagens de laranjeiras!



No dia seguinte, fizemos um sumo de laranja com as laranjas do avó “Manel”! Todos tiveram oportunidade de experimentar um espremedor manual e um elétrico, contudo, alguns preferiram ficar só a observar. Bebemos o sumo de laranja ao almoço e podemos dizer que estava delicioso!




O Manuel F. também foi a cada uma das salas mostrar o ramo da laranjeira com as laranjas. Desde os bebés do berçário até aos meninos da Sala dos 4 anos, todos adoraram a partilha do Manuel F. querendo tocar no ramo, nas folhas e nas laranjas e fazer comentários e perguntas sobre esta partilha.

“Quando estiverem muito maduras as laranjas vão cair e nós vamos comê-las!” (Júlia, Sala 4 Anos).



Depois de todas estas partilhas e descobertas, decidimos fazer um registo da atividade para ficar exposto na sala. Deste modo, sugeri que para isso pintássemos folhas de papel com tinta cor de laranja. Mas ao ver que estava uma garrafa de tinta vermelha em cima da mesa o Duarte P. comentou: - Mas essa é vermelha, não é laranja!

Ao perguntar como poderíamos fazer tinta cor de laranja, algumas crianças ficaram muito quietas a observar e outras encolheram os ombros. Ao referir que era preciso misturar duas cores o Manuel C. disse que seria a tinta verde e a vermelha. Assim, para testarmos esta hipótese, começámos por misturar as duas cores sugeridas e observámos que dava castanho. Continuámos a misturar as cores até conseguirmos obter o cor-de-laranja.

- Ah…Ficou cor de laranja! – Disse o Manuel C. muito entusiasmado.



Assim, as laranjas do avô “Manel” proporcionaram-nos deliciosos momentos de descoberta e novas aprendizagens! Muito obrigada avô “Manel” e Manuel F. pela vossa partilha!

Educadora Eunice Figueiredo