Chegámos ao 2º Período! Música, dança e tanto para aprender!


Tomando como ponto de partida a ideia de que todos nós temos o potencial para aprender Música, um professor deve colocar o seu conhecimento e também a sua criatividade ao serviço de uma filosofia de ensino que favoreça a adaptabilidade e flexibilidade no uso desse conhecimento, pois enquanto se investir num esquema em que a prática no ensino for encarada apenas como um complemento, dando ênfase apenas aos conceitos teóricos, vamos continuar a fomentar dentro da sala de aula, rigidez e tensões nos alunos a vários níveis.

O Ensino da Música deve, no meu ponto vista, corresponder a uma forma de exploração da expressividade individual e da musicalidade criada num ambiente de confiança onde os alunos não devem ter receio de se expor e de partilhar com os outros o que são.

Nas aulas de Educação Musical, a palavra chave é “PRÁTICA” porque sentimos a música através do nosso corpo e, por isso mesmo, deve-se experimentá-la para entender a teoria.

 Ao longo do primeiro período, a turma do 5º ano realizou diversas atividades tais como, dançar, tocar instrumentos musicais, cantar...

Como não poderia deixar de ser, sendo a performance um ponto importante nesta disciplina, os alunos tiveram a oportunidade de fazer duas apresentações, uma na Semana das Artes, com a realização de um vídeo musical sobre uma das personagens mais emblemáticas da música mundial, o compositor Mozart, e a apresentação de um RAP natalício, onde a música, a poesia e a boa disposição deste grupo de alunos, fez do encontro com os pais uma verdadeira animação!  
No 2º período, vamos continuar a trabalhar arduamente e a fazer da Música a nossa inspiração! Fiquem atentos!

Profª Inês Vaz