Construção da Agenda Semanal
Numa
reunião da manhã, começámos a falar sobre as atividades que gostaríamos de
fazer este trimestre e foram surgindo diversas ideias: culinária, jogos de
palavras, experiências, entre outras. Mas como poderíamos organizar estas
atividades na nossa semana? E quando seria o melhor dia para cada uma delas?
Então
lembrámo-nos que podíamos introduzir na nossa sala mais um instrumento, desta
vez a nossa agenda semanal, onde colocamos os diferentes tipos de atividades
que fazemos, organizadas pelos dias da semana.
Começámos
por definir os momentos mais importantes do dia que queríamos representar na
nossa agenda. Foram estes: a reunião da manhã, a exploração das áreas,
atividades e projetos, inglês, ginástica, música, tardes em família e reunião
da tarde. Depois, distribuímos pelos dias uma atividade específica de cada área
de conteúdo, tal como atividades de linguagem, atividades de matemática,
culinária, experiências e jogos sociais. Em seguida, um pequeno grupo
voluntariou-se para desenhar cada um dos momentos do dia, enquanto outro
pequeno grupo, numa cartolina, construiu a tabela que ia servir de base à
agenda.
Já
com todos os momentos do dia desenhados, reunimo-nos em grande grupo onde cada
um apresentou o desenho que fez, explicando-o aos amigos. Depois, na tabela, estivemos
a organizar as atividades por cada um dos dias da semana, ordenando e colando
os desenhos de acordo com a nossa rotina.
Ao
longo destas semanas temo-nos vindo a apropriar deste novo instrumento e agora
é muito mais fácil prevermos o que vamos fazer em cada dia e até darmos novas
sugestões!
Educ.
Patrícia Martins