Construção da Agenda Semanal


Numa reunião da manhã, começámos a falar sobre as atividades que gostaríamos de fazer este trimestre e foram surgindo diversas ideias: culinária, jogos de palavras, experiências, entre outras. Mas como poderíamos organizar estas atividades na nossa semana? E quando seria o melhor dia para cada uma delas?

Então lembrámo-nos que podíamos introduzir na nossa sala mais um instrumento, desta vez a nossa agenda semanal, onde colocamos os diferentes tipos de atividades que fazemos, organizadas pelos dias da semana.

Começámos por definir os momentos mais importantes do dia que queríamos representar na nossa agenda. Foram estes: a reunião da manhã, a exploração das áreas, atividades e projetos, inglês, ginástica, música, tardes em família e reunião da tarde. Depois, distribuímos pelos dias uma atividade específica de cada área de conteúdo, tal como atividades de linguagem, atividades de matemática, culinária, experiências e jogos sociais. Em seguida, um pequeno grupo voluntariou-se para desenhar cada um dos momentos do dia, enquanto outro pequeno grupo, numa cartolina, construiu a tabela que ia servir de base à agenda.

Já com todos os momentos do dia desenhados, reunimo-nos em grande grupo onde cada um apresentou o desenho que fez, explicando-o aos amigos. Depois, na tabela, estivemos a organizar as atividades por cada um dos dias da semana, ordenando e colando os desenhos de acordo com a nossa rotina.

Ao longo destas semanas temo-nos vindo a apropriar deste novo instrumento e agora é muito mais fácil prevermos o que vamos fazer em cada dia e até darmos novas sugestões!

Educ. Patrícia Martins