Da romã aos medronhos!


Numa das nossas manhãs, fomos presenteados com uma Romã à qual o Henrique chamava “mã”. As outras crianças olharam, manipularam e tentaram comer, assim mesmo como veio, com casca, tal como se fosse uma maçã. Ao almoço abrimos a romã e provámos esta fruta que, para a maioria foi a primeira vez. Houve reações para todos os gostos. Há quem tenham adorado como o Guilherme e o Manuel que foram, a determinado momento, “travados” de comer mais, há quem tenha experimentado e não apreciado muito como o Lourenço, a Sebastiana e o Francisco que comeram apenas algumas bagas, e quem não tenha tido a curiosidade de experimentar o seu sabor como o Henrique que adorou o fruto, mas sem a necessidade de ter que o provar.

Chegou também à nossa sala um outro fruto, que por acaso vem de uma árvore que temos no nosso Colégio, mas que as crianças desconheciam: Medronhos. O Henrique trouxe ramos com medronhos e nós explorámos este elemento novo com curiosidade. A primeira coisa foi encontrar os medronhos no meio das folhas e em seguida esmaga-los. Perceberam que tinham uma textura pouco sólida e que com apenas uma pequena pressão os podiam esmagar e isto fez as delícias das nossas crianças. Sem dúvida que este pequeno fruto foi o foco da curiosidade do grupo nesta manhã, passada no nosso jardim.


Com a chegada destes dois frutos novos para o grupo, decidimos fazer um registo fotográfico para a nossa sala dos frutos que já conhecemos e ir acrescentando à medida que vamos tendo contacto com os mais variados frutos que vão surgindo em cada época. Colocámos também fotografias das crianças a comerem a fruta ao almoço e eles adoram explorar todas estas imagens!

Para terminarmos a semana em cheio, recebemos uma partilha muito pertinente. O Manuel da sala dos 2anos presenteou-nos com um ramo de laranjeira com algumas laranjas.





Obrigada pelas partilhas!

Educadora Marta Parracho