“Marta, fizemos uma história!”


Numa reunião da manhã, após o momento da realização do plano do dia, vimos a inscrição da Maria Brito no mapa quero mostrar, contar ou escrever. Demos a palavra à Maria que partilhou logo o que queria mostrar, começando a mexer no seu bolso do bibe e, de seguida, apresentou-nos uma família de dedoches. De imediato, a Francisca partilhou que também tinha dedoches em casa e que ia trazê-los para fazerem uma história.

No próprio dia, a Maria e a Francisca colocaram-se atrás do fantocheiro a combinar quem é que se podia juntar, uma vez que tinham várias personagens. Convidaram alguns amigos e as combinações continuaram no momento de recreio no jardim.

No dia seguinte, a Francisca trouxe os seus dedoches e em pequeno grupo continuaram a dar asas à imaginação, até que vieram ter comigo: “Marta, fizemos uma história! Podemos apresentar?”

Combinámos que nessa tarde fariam uma apresentação para mim e para os amigos que quisessem assistir. À hora combinada, começou o espetáculo e no decorrer do mesmo, os amigos que estavam a assistir colocaram-lhes algumas questões de forma espontânea, que contribuíram para a extensão e adaptação da história! No dia seguinte, a Francisca trouxe um caderno e partilhou com o grupo que já tinha começado a escrever a história, à sua maneira, para não se esquecerem das novas ideias! O grupo ficou muito entusiasmado com a ideia da Francisca e sentaram-se no jardim a dar continuidade ao registo da história!




No entanto, tivemos de interromper os ensaios para nos dedicarmos aos presentes de natal para os pais!!

Passadas as festividades foi altura de regressar ao Colégio e de retomar a dinâmica do grupo. Assim, na reunião da manhã combinámos retomar os ensaios! No dia e hora combinada, a Maria Inês explicou às restantes crianças que iriam apresentar uma história com dedoches sobre o Natal. Os amigos seguiram atentamente os dedoches que iam aparecendo por trás do fantocheiro. Mas, o ponto alto da apresentação foi a altura em que todas as personagens (família e Pai Natal) se reuniram e cantaram todos juntos a música do “Pinheirinho”, tendo a ajuda do público e terminando assim esta apresentação imbuídos pelo espírito natalício!



Obrigada à Maria e à Francisca por terem partilhado connosco os seus maravilhosos dedoches!

Educadora Marta Lanhoso