A partilha de saberes e experiências: quem ganhará mais?


Ao longo do nosso primeiro ano de trabalho na escola, temos contado com a colaboração de vários pais que, entusiasmados, nos ajudam a desenvolver atividades com muito afeto e boas memórias. 

No passado mês de janeiro, a Madalena e a mãe prepararam uma apresentação sobre aquilo que a fazia mais feliz: a família, os amigos, as brincadeiras… Numa bonita comunicação, decorada com inúmeras fotografias, pôde partilhar com todos os colegas uma parte importante da sua vida. Sendo a Madalena uma menina mais tímida, sentir o apoio da mãe junto dela fê-la segurar melhor a voz e sentir-se mais confiante para partilhar algo íntimo. Aos poucos, a Madalena tem vindo a descobrir o quão bom e importante é partilhar aquilo que sabemos e descobrimos; importante para os outros e para si mesma. Todos nos enriquecemos diariamente, sobretudo com as nossas caraterísticas pessoais.

Também os pais do Guilherme se juntaram a nós para trabalharmos experiências com a água. Juntos descobrimos objetos que flutuam e não flutuam e materiais que se dissolvem na água ou outros que não. Numa tarde dinâmica e de grande interação, todos se posicionaram na pele de cientistas e foram levados a levantar hipóteses e a tirar dúvidas através da experimentação. 

Estes são momentos enriquecedores para todos, numa dinâmica de verdadeira partilha: partilhamos o nosso tempo, aquilo que sabemos, a nossa vontade de aprender mais e de conhecer os outros. Creio que este trabalho e estreitamento de laços da Escola-Família nos leva a trabalharmos com crianças mais motivadas no seu percurso, rumo a uma descoberta escolar de sucesso e numa base de segurança. A todos os pais que nos ajudam no nosso dia a dia, muito obrigada!

Professora Maria Inês Pereira – 1.º Ano