As nossas alturas em laranjas – Manhã em Família 1 ano B


Iniciámos as nossas manhãs em família por sugestão dos pais do Henrique que, ao saberem da nossa semana da matemática, se voluntariaram para realizar uma atividade em sala. É que o pai do Henrique é professor universitário, precisamente de matemática, e por isso, um apaixonado por estas questões. Que bela ideia, pensámos!
A mãe do Henrique sugeriu uma atividade relacionada com alturas mas, para crianças tão pequenas, tínhamos de pensar em algo simples. Foi então que nos lembramos de utilizar  as laranjas que o Henrique tinha trazido da quinta dos avós:
-Podíamos medir as crianças em laranjas, uma vez que estivemos a contar laranjas e fizemos o registo na vertical, podíamos medi-los utilizando laranjas.
 - Boa ideia!
E assim agendámos a nossa primeira manhã em família, para 2ª feira dia 25 de fevereiro. Nesta manhã, o Henrique chegou ao Colégio acompanhado pela mãe, pelo pai e pela sua irmã Alice.
Fizemos as apresentações e demos início às medições. Por terem que se deitar no chão para podermos colocar ao lado o número de laranjas correspondente ao tamanho de cada um, algumas crianças mostraram-se um pouco desconfortáveis no início mas, assim que perceberam a brincadeira, tornaram-se mais colaborantes e participativos. Cada criança foi medida e em seguida, com a ajuda do pai do Henrique, foram colocar a sua fotografia no número de laranjas correspondente na nossa “régua de laranjas”, preparada especialmente para esta dinâmica.
À medida que iam fazendo o registo das medições o pai do Henrique (professor de matemática) ia verbalizando algumas conclusões a que íamos chegando como por exemplo: ”O Francisco é o mais alto, o Lourenço é o segundo mais alto, a Sebastiana mede o mesmo número de laranjas que o Henrique”.

Até a irmã Alice do Henrique foi medida, para orgulho do “mano” que assistia de perto a todas as medições.
Foi uma manhã muito agradável, na companhia desta simpática família. A alegria do Henrique foi indiscritível.
Na manhã seguinte, fizemos um delicioso sumo de laranja para beber ao almoço. Muito obrigada!
Ficamos à espera da próxima!
Educadora Marta Parracho