Construindo sólidos geométricos


Os alunos do 2.º ano têm-se debruçado sobre as questões relacionadas com os sólidos geométricos. Os seus nomes e as suas características, bem como o reconhecimento e a identificação das partes que os constituem: arestas, vértices, face e base, têm sido exploradas de diferentes formas.

Para uma melhor compreensão dos diferentes sólidos geométricos, começámos por fazer uma exploração dos mesmos através de um material que a Mercês trouxe para partilhar com os colegas: sólidos geométricos amigos do ambiente (feitos de cortiça). Depois de os observarmos e manipularmos, fizemos um trabalho a pares recorrendo a palhinhas e plasticina para a construção de alguns sólidos geométricos poliedros. Nesta fase, a exploração através do concreto tornou-se cada vez mais clara e percetível para todos.

Por último, decidimos utilizar um outro material: polydrons. Com este material pudemos construir vários sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, prisma hexagonal, prisma pentagonal, pirâmide triangular, pirâmide quadrangular, entre outros, e ganhar uma maior noção acerca da geometria no plano e no espaço.

O aprofundamento deste conteúdo matemático, juntamente com a exploração dos diferentes materiais, contribuiu para uma aprendizagem lúdica do tema.

Deixamo-vos com algumas fotos das construções que fizemos e dos materiais que utilizámos.

Professora Bárbara Ribeiro