Da partilha do Guilherme, à visita de um coelho à nossa sala!


O Guilherme partilhou com os amigos algumas fotografias que ilustravam o seu passeio de fim de semana à quinta pedagógica dos Olivais. Nas fotografias podia-se ver o Guilherme com patos, ovelhas e um cavalo branco que, generalizando, o chamou de “cão”, um animal que o Guilherme tão bem conhece.




Na mesma semana o Henrique trouxe-nos ainda uma outra partilha, viu “mémés” e registou o acontecimento numa folha. Devido ao “projeto” de quem é esta pena, as crianças têm manifestado muito interesse pelos animais e pelo som dos mesmos.

Estas partilhas levaram-nos a pedir a colaboração dos pais de forma a alargarmos o nosso reportório de animais para além dos da quinta. Chegaram-nos várias partilhas das crianças com animais, folhas de revista com animais e um postal do Oceanário.

Para além de todas as partilhas que nos chegaram, trouxemos para a sala algumas enciclopédias de animais com imagens reais e muito apelativas de vários animais. As crianças adoraram explorá-las principalmente o Tomás que, ainda hoje, se senta a ver estes livros completamente deslumbrado.


Renovámos então as imagens dos animais que já tínhamos na sala e acrescentámos novos que surgiram com as partilhas de casa. Como as crianças adoram ouvir o som dos animais, fomos ouvir o som que fazem na realidade. Algumas crianças imitaram da forma que sabiam, outras ficaram apenas a ouvir, mas todas mostraram muita curiosidade e diversão durante este momento. Para além do som dos animais, podíamos ouvir também algumas gargalhadas.

Com tanto interesse em torno dos animais pensámos: porque não trazer um animal à nossa sala?” Depois de alguma pesquisa entre alguns elementos da nossa equipa, conseguimos trazer um coelho doméstico da irmã da educadora Ana.

Na 4ª feira conhecemos então o coelho KIKO que nos mostrou o seu lado mais fofo, com um aspeto mais querido que podíamos ter recebido na nossa sala. As reações foram diversas, mas no geral adorámos esta visita que despertou a curiosidade e interesse, ainda que tímido no início, tanto das crianças como do Kiko.


Muito obrigada Mariana por nos trazeres o teu Kiko, adorámos!

Educadora Marta Parracho