Na Sala dos 4 Anos estivemos envolvidos na preparação de um teatro a partir de uma história de que gostamos muito! Curiosos? Espreitem o blogue.
A ideia de concretizarmos um teatro surgiu
após a apresentação da dramatização de uma história de natal contada com dedoches, na qual algumas crianças
comentaram que esta forma de dramatização era muito diferente da forma de
apresentação do teatro do “Tio Lobo”, realizado no 1º Trimestre, manifestando
saudades desse momento. Propus-lhes então realizarmos um novo teatro e várias
crianças sugeriram partirmos de uma das histórias que todos adoramos, “O
Cuquedo e um amor que mete medo”, de Clara Cunha e Paulo Galindro.
Em grande grupo, ouvimos novamente a história
e tentámos distribuir as personagens, chegando à conclusão que todos queriam
participar! “Todos querem!”; “Como é que vamos fazer?” foi a questão
que surgiu, até que a Francisca sugeriu utilizarmos também os “animais
apaixonados” que aparecem na selva, quando o Cuquedo está à procura da sua namorada. Todos concordámos com esta
ideia e concluímos que assim conseguíamos ter personagens para todos! Posto
isto, começámos a combinar quem é que seria quem e cada um expôs a sua
preferência, explicando o porquê de querer ser determinada personagem. Esta foi
uma conversa muito interessante, na qual a maioria acabou por fazer cedências
de uma forma muito natural.
Posteriormente, conversámos sobre a
caracterização de cada um e constatámos que a melhor forma de nos disfarçarmos
de animais era através da realização de máscaras! A seu tempo, cada um realizou
o projeto da sua máscara com canetas e, só depois, passou à produção final da
respetiva máscara já com tintas. Durante a realização do projeto deparámo-nos
com a dificuldade de desenhar uma cara “tão grande” que dê para esconder a
nossa própria cara, mas quando passámos para a pintura já conseguimos ter outra
perceção, tendo em conta alguns pormenores importantes. As máscaras ficaram
espetaculares!
Depois de realizadas as máscaras e de fazermos
alguns ensaios chegou o momento de, em grande grupo, conversarmos sobre qual
seria o nosso público, concluindo que seria a sala dos 5 Anos! Realizámos o
convite e, no dia combinado, apresentámos-lhes o nosso teatro! Os nossos amigos
mais velhos deram-nos um feedback muito positivo e ficámos orgulhosos da nossa
prestação! No entanto, neste dia, várias crianças da nossa sala não conseguiram
estar presentes e, por essa razão, combinámos realizar uma outra apresentação.
Depois de conseguirmos, estarmos todos em sala
outra vez, começámos então a pensar no público que gostávamos de convidar a vir
assistir ao nosso teatro, surgindo como hipótese 6 salas. De forma, a percebermos
quantas crianças queriam cada uma das salas, questionei-os como é que
poderíamos descobrir qual a sala que teria mais votos. A Carlota sugeriu
recorrermos às barras cuisenaire mais
pequeninas correspondentes ao número 1 e distribuiu uma a cada uma das
crianças. Para apoiar esta contagem, legendei em diferentes papéis os nomes de
cada sala, e um a um, colocou a sua peça por cima da sala que pretendia. Desta
forma, concluímos todos que a sala com o maior número de peças era a sala dos 2
Anos da Educ. Eunice, da qual faz parte o António (irmão do Afonso).
No dia seguinte, propus-lhes registarmos a
nossa contagem de votos, para não ficarmos sem as nossas barras na área da
matemática, recorremos a quadrados de papel para representar o voto de cada um.
Pintámos duas tiras grandes de papel com anilinas e cada um colou o seu
quadrado na sala pretendida. Nesta construção chegámos a algumas conclusões e
durante as mesmas decidimos convidar mais uma sala para além da dos 2 Anos B,
escolhendo a segunda sala com o maior número de votos, a Sala dos 3 Anos.
Escolhido o público, realizámos os convites e
preparámo-nos para mais uma apresentação! No dia combinado apresentámos o nosso
teatro e percebemos no rosto do nosso público que gostaram muito da nossa apresentação!
Estão todos de parabéns pelo grande empenho que tiveram!
Obrigada às famílias por terem sido nossas
cúmplices e terem ajudado as crianças a virem vestidas ou com um apontamento da
cor do animal que iam representar!
Educadora Marta Lanhoso