Será que o Super-homem, na banheira, vai ao fundo?


Na reunião da manhã reparámos que tínhamos algumas inscrições no mapa mostrar, contar ou escrever, uma delas pertencia ao Guilherme, que nos mostrou de seguida, o seu Super-homem! Observámos o Super-homem e o Guilherme partilhou connosco que não o conseguia colocar de pé, porque a posição do corpo dele servia apenas para voar ou nadar. Posto isto, o Frederico questionou se o super-homem ia ao fundo na banheira e, a partir daqui, algumas crianças partilharam que achavam que o super-homem não iria ao fundo e outras pensavam que sim. 

- Como é que podemos descobrir? – Perguntei-lhes.

- Podemos experimentar na minha banheira! – Respondeu o Frederico.

- Não podemos ir agora a casa do Frederico. – Alertaram algumas crianças.

- A minha mãe deixa! – Continuou o Frederico.

Depois de uma grande partilha sobre o assunto e de como poderíamos colocar em prática a experiência, a Matilde sugeriu enchermos a taça azul do faz de conta com água e, assim, concluímos que era possível realizá-la na nossa sala. Neste seguimento, sugeri-lhes utilizarmos um objeto que fosse transparente para que todos conseguíssemos ver do nosso lugar o que se iria passar. Todos concordaram e, no dia seguinte, realizámos a experiência, não numa banheira mas numa caixa transparente! 

Antes ainda de realizarmos a experiência mostrei-lhes um registo com duas colunas: do lado esquerdo “O que acho que vai acontecer?” e do lado direito “O que aconteceu”. De forma a formularmos hipóteses e a registá-las através da representação do desenho, ilustrando, numa primeira fase, o que é que achávamos que ia acontecer. E, só depois de realizada a experiência recorremos novamente ao registo para ilustrar então o que tínhamos observado, o que realmente aconteceu. No final da experiência todos chegámos à mesma conclusão e conseguimos dar resposta à pergunta de partida: o super-homem do Guilherme não vai ao fundo, ele flutua!



Educadora Marta Lanhoso