Visita de Estudo ao Jardim Botânico


No dia 31 de janeiro, os alunos do 2.º e 3.º anos fizeram uma visita de estudo ao jardim Botânico da Ajuda, com o intuito de aprofundarem os seus conhecimentos acerca das plantas.

A visita foi dividida em duas partes: inicialmente visitámos o jardim, tendo contacto direto com a  natureza e com as diferentes espécies de plantas existentes e, de seguida, construimos um herbário.

A atividade começou com a clarificação dos três grupos de plantas existentes: ervas, árvores e arbustos. Percebemos que as árvores e os arbustos têm madeira e as ervas não e ainda descobrimos que a bananeira é a maior erva do mundo. Ao longo de toda a dinâmica fomos observando diferentes plantas, desde o gigante dragoeiro às pequenas azedas (oxalis pes carpae). Foi importante podermos relembrar as diferentes partes que constituem as plantas (raíz, caule, folhas, flores e frutos), bem como as suas funções. As folhas servem para alimentar as plantas (produzem o seu alimento juntamente com a água e o sol), a reprodução das plantas é feita a partir da flor e a ajuda dos insetos através do transporte dos grão de pólen de flor em flor é fundamental, sendo estas algumas das muitas coisas que aprendemos.

Com a construção do herbário compreendemos como podemos estudar as plantas e de que forma as podemos conservar ao longo dos anos. Há critérios que devem ser tidos em conta quando construímos o herbário, como a etiquetagem da planta, incluíndo o seu nome, o local e a data e hora da recolha.

Foi uma visita muito enriquecedora e que nos permitiu ampliar os nossos conhecimentos sobre esta temática.

Professoras Bárbara Ribeiro e Cátia Santos