1,2 3 vamos arrumar e contar outra vez?


Na semana da matemática, tínhamos pensado como desafio para as nossas crianças “arrumar e contar animais” tendo como fonte de inspiração dois livros trazidos pelo Henrique e pelo Lourenço.

Mas na manhã de segunda feira, fomos surpreendidos com três partilhas, todas elas envolvendo  frutas. O Lourenço trouxe-nos um saco com laranjas e tangerinas da quinta dos tios avós, o Henrique trouxe-nos um saco com limões e tangerinas da quinta dos avós e o Duarte trouxe-nos uma cesta de frutas variadas. Com tantas partilhas, não conseguimos ficar indiferentes e trouxemo-las para a nossa semana da matemática. Substituímos assim o tema inicialmente pensado, os animais, por frutas.


Começámos por explorar livremente cada uma das partilhas, sentimos as suas texturas, o cheiro e exploramos algumas ações sobre as frutas, como atirar ou empurrar. Depois desta exploração, propus arrumarmos as frutas, colocar os limões num lado, as tangerinas no outro e as laranjas noutro, pois eram os frutos em maior número.  Entre os limões e as tangerinas a escolha foi relativamente fácil, já entre as tangerinas e laranjas surgiram algumas dúvidas.



No dia seguinte, explorámos a cesta do Duarte que nos trouxe duas bananas, duas maçãs, uma manga, uma laranja e três tangerinas. Depois de contarmos as fruta do Duarte, sugeri voltarmos às partilhas do Henrique e do Lourenço e contarmos quantas laranjas, tangerinas e limões tínhamos ao todo. Fizemos as nossas contagens através de vários jogos como, distribuir uma tangerina por criança e pedir de volta, colocar no chão as frutas e contar uma a uma, comparando quantidades, entre outros. No final, fizemos o registo das nossas contagens. Pintámos uma folha grande com as folhas da laranjeira e do limoeiro, colámos as fotografias dos três frutos que contamos e os respetivos números e expusemos na sala para que todos possam ver sempre que entenderem.



Na sexta feira, esperava-nos uma GINCANA DE MATEMÁTICA no nosso habitual ateliê semanal. Para as salas de 1 ano propusemos o desfio em que estivemos envolvidos, “arrumar” tangerinas e limões mas este desafio era muito simples para as salas de 2 anos. Foi então que preparámos um desfio especial para eles. Utilizamos caixas de ovos e tampas de polpa de fruta. Depois de explorar livremente estes dois materiais, fizemos um lindo desenho para decorar a caixa e colocámos as tampas no interior da caixa de ovos, produzindo assim um padrão. Tiramos fotografia e colocamos na tampa da caixa de ovos. O desafio estava pronto, as crianças da sala dos 2 anos teriam de reproduzir o padrão elaborado por nós.


Chegou o dia da nossa gincana, estávamos muito entusiasmados para descobrir os vários desafios que as outras salas tinham preparado para nós. Começámos na outra sala de 1 ano, onde tínhamos que colocar peças de legos numa caixa com orifícios próprios para cada peça. Em seguida fomos para a sala dos 2 anos, da educadora Eunice onde tínhamos à nossa espera dois desafios. Colocar dentro de latas peças dos blocos lógicos, de acordo com a imagem na lata e uma história contada apenas com formas geométricas. Adorámos este último desafio, colocar o bloco lógico de acordo com a forma geométrica da história. Por fim, fomos até à outra sala dos 2 anos para mais um desafio com blocos lógicos. Este em tudo semelhante ao nosso, tínhamos de “arrumar” os blocos lógicos de acordo com a sua cor. Foi uma manhã que adorámos explorar cada sala, cada desafio.


Terminámos a nossa semana, a nossa sexta feira, a comer as tangerinas ao lanche que o Henrique e o Lourenço partilharam. Que partilha magnifica!

Educadora Marta Parracho