1,2 3 vamos arrumar e contar outra vez?
Na semana da matemática, tínhamos
pensado como desafio para as nossas crianças “arrumar e contar animais” tendo
como fonte de inspiração dois livros trazidos pelo Henrique e pelo Lourenço.
Mas na manhã de segunda feira,
fomos surpreendidos com três partilhas, todas elas envolvendo frutas. O Lourenço trouxe-nos um saco com
laranjas e tangerinas da quinta dos tios avós, o Henrique trouxe-nos um saco
com limões e tangerinas da quinta dos avós e o Duarte trouxe-nos uma cesta de
frutas variadas. Com tantas partilhas, não conseguimos ficar indiferentes e
trouxemo-las para a nossa semana da matemática. Substituímos assim o tema
inicialmente pensado, os animais, por frutas.
Começámos por explorar livremente
cada uma das partilhas, sentimos as suas texturas, o cheiro e exploramos
algumas ações sobre as frutas, como atirar ou empurrar. Depois desta
exploração, propus arrumarmos as frutas, colocar os limões num lado, as
tangerinas no outro e as laranjas noutro, pois eram os frutos em maior
número. Entre os limões e as tangerinas
a escolha foi relativamente fácil, já entre as tangerinas e laranjas surgiram
algumas dúvidas.
No dia seguinte, explorámos a
cesta do Duarte que nos trouxe duas bananas, duas maçãs, uma manga, uma laranja
e três tangerinas. Depois de contarmos as fruta do Duarte, sugeri voltarmos às
partilhas do Henrique e do Lourenço e contarmos quantas laranjas, tangerinas e
limões tínhamos ao todo. Fizemos as nossas contagens através de vários jogos
como, distribuir uma tangerina por criança e pedir de volta, colocar no chão as
frutas e contar uma a uma, comparando quantidades, entre outros. No final, fizemos
o registo das nossas contagens. Pintámos uma folha grande com as folhas da
laranjeira e do limoeiro, colámos as fotografias dos três frutos que contamos e
os respetivos números e expusemos na sala para que todos possam ver sempre que
entenderem.
Na sexta feira, esperava-nos uma
GINCANA DE MATEMÁTICA no nosso habitual ateliê semanal. Para as salas de 1 ano
propusemos o desfio em que estivemos envolvidos, “arrumar” tangerinas e limões
mas este desafio era muito simples para as salas de 2 anos. Foi então que
preparámos um desfio especial para eles. Utilizamos caixas de ovos e tampas de
polpa de fruta. Depois de explorar livremente estes dois materiais, fizemos um
lindo desenho para decorar a caixa e colocámos as tampas no interior da caixa
de ovos, produzindo assim um padrão. Tiramos fotografia e colocamos na tampa da
caixa de ovos. O desafio estava pronto, as crianças da sala dos 2 anos teriam
de reproduzir o padrão elaborado por nós.
Chegou o dia da nossa gincana,
estávamos muito entusiasmados para descobrir os vários desafios que as outras
salas tinham preparado para nós. Começámos na outra sala de 1 ano, onde tínhamos
que colocar peças de legos numa caixa com orifícios próprios para cada peça. Em
seguida fomos para a sala dos 2 anos, da educadora Eunice onde tínhamos à nossa
espera dois desafios. Colocar dentro de latas peças dos blocos lógicos, de
acordo com a imagem na lata e uma história contada apenas com formas
geométricas. Adorámos este último desafio, colocar o bloco lógico de acordo
com a forma geométrica da história. Por fim, fomos até à outra sala dos 2 anos
para mais um desafio com blocos lógicos. Este em tudo semelhante ao nosso,
tínhamos de “arrumar” os blocos lógicos de acordo com a sua cor. Foi uma manhã
que adorámos explorar cada sala, cada desafio.
Terminámos a nossa semana, a
nossa sexta feira, a comer as tangerinas ao lanche que o Henrique e o Lourenço
partilharam. Que partilha magnifica!
Educadora Marta Parracho