À descoberta dos Blocos Lógicos


No nosso Colégio a semana de 19 a 23 de fevereiro foi inteiramente dedicada à Matemática. Na nossa sala explorámos um material que até agora era desconhecido: os BLOCOS LÓGICOS! Este material matemático serve para explorar muitos conceitos nesta área: as cores, formas, tamanhos e espessura. Como o material é novo para o grupo, focámo-nos nos dois conceitos que despertaram a atenção das crianças: as cores e as formas.



A maioria do grupo já reconhece e identifica as cores, mas o reconhecimento das formas geométricas foi o maior desafio. O Pedro e o Daniel surpreenderam todos ao reconhecer o triângulo, o círculo e o quadrado!

Já com algum conhecimento dos atributos deste material, terminámos a semana com a exploração de uma tabela de dupla entrada. Nesta tabela teríamos que associar as formas geométricas com a cor pretendida. Que grande desafio!



Terminámos a semana com a “Gincana da Matemática”, na qual todas as salas da Creche tinham desafios lógico-matemáticos para serem ultrapassados, um em cada sala. 




Esta semana temática foi repleta de novas descobertas e aprendizagens!

Educadora Tânia