A semana da matemática – 5.º ano
A
semana da matemática foi essencialmente uma semana dedicada ao estudo e
aprofundamento desta ciência, em diversas áreas e com diferentes objetivos.
Nessa semana, fizemos primeiro o Jogo do Bingo que consistia em interpretar
algumas diretrizes de conteúdos trabalhados em matemática e verificar no cartão
de cada um se correspondia a um dos seus números. Relembrámos critérios de
divisibilidade, números de lados de figuras geométricas, múltiplos e divisores,
máximos divisores comuns e mínimos múltiplos comuns, entre outras expressões
algébricas.
No mesmo dia, visitámos a exposição do artista
Escher, no Museu de Arte Popular, em Belém. Foi muito interessante perceber
como eram feitos os seus trabalhos em gravura e a forma como se inspirava nos
diferentes locais por onde viajou e viveu. Do mesmo modo, envolvemo-nos
na descoberta das suas obras, ricas na mobilização de vários conceitos
geométricos. Isometrias
(transformações geométricas), representação
da realidade tridimensional num plano bidimensional e perspetiva foram alguns dos conceitos usados pelo artista holandês
e que serviram de ponto de partida para a criação de técnicas como a
“tesselação”.
Em contexto de sala, explorámos essa técnica e
demos lugar à imaginação e à criatividade, criando nós próprios uma nova
dimensão para a nossa arte.
Em português, aprofundamos o conhecimento dos
matemáticos que nos têm permitido investigar e estudar os conteúdos do
currículo: Euclides, Arquitas de Tarento e Tales de Mileto foram os escolhidos.
Lemos sobre eles, percebemos o que descobriram e como as suas leis e teorias
matemáticas nos fizeram ter hoje disponíveis os conhecimentos que existem nesta
área. Depois disso, escrevemos as suas biografias e fizemos os seus retratos,
apoiados em imagens da altura e nas técnicas de desenho mais rigorosas.
Por último, fizemos um concurso de cálculo
mental, em conjunto com os alunos do 4.º ano. A equipa vencedora desta
atividade foi o Francisco G., Maria F., Inês C. e o Duarte Q., que receberam os
prémios da loja “TIGER” sempre com o tema inicial: a Matemática. Foi um momento
bastante desafiante para todos e que estimulou a rapidez de cálculo e o
trabalho em cooperação dentro das equipas.