A semana da matemática – 5.º ano



 A semana da matemática foi essencialmente uma semana dedicada ao estudo e aprofundamento desta ciência, em diversas áreas e com diferentes objetivos.

Nessa semana, fizemos primeiro o Jogo do Bingo que consistia em interpretar algumas diretrizes de conteúdos trabalhados em matemática e verificar no cartão de cada um se correspondia a um dos seus números. Relembrámos critérios de divisibilidade, números de lados de figuras geométricas, múltiplos e divisores, máximos divisores comuns e mínimos múltiplos comuns, entre outras expressões algébricas.

No mesmo dia, visitámos a exposição do artista Escher, no Museu de Arte Popular, em Belém. Foi muito interessante perceber como eram feitos os seus trabalhos em gravura e a forma como se inspirava nos diferentes locais por onde viajou e viveu. Do mesmo modo, envolvemo-nos na descoberta das suas obras, ricas na mobilização de vários conceitos geométricos. Isometrias (transformações geométricas), representação da realidade tridimensional num plano bidimensional e perspetiva foram alguns dos conceitos usados pelo artista holandês e que serviram de ponto de partida para a criação de técnicas como a “tesselação”.

Em contexto de sala, explorámos essa técnica e demos lugar à imaginação e à criatividade, criando nós próprios uma nova dimensão para a nossa arte.

Em português, aprofundamos o conhecimento dos matemáticos que nos têm permitido investigar e estudar os conteúdos do currículo: Euclides, Arquitas de Tarento e Tales de Mileto foram os escolhidos. Lemos sobre eles, percebemos o que descobriram e como as suas leis e teorias matemáticas nos fizeram ter hoje disponíveis os conhecimentos que existem nesta área. Depois disso, escrevemos as suas biografias e fizemos os seus retratos, apoiados em imagens da altura e nas técnicas de desenho mais rigorosas.

Por último, fizemos um concurso de cálculo mental, em conjunto com os alunos do 4.º ano. A equipa vencedora desta atividade foi o Francisco G., Maria F., Inês C. e o Duarte Q., que receberam os prémios da loja “TIGER” sempre com o tema inicial: a Matemática. Foi um momento bastante desafiante para todos e que estimulou a rapidez de cálculo e o trabalho em cooperação dentro das equipas.

Escrito por Miguel, Martim e Maria em conjunto com a Professora Vanessa