A Semana da Matemática no Jardim de Infância


Como sabemos a matemática está em tudo o que nos rodeia e faz parte do nosso dia-a-dia (quando fazemos pares para o comboio, quando contamos quantos estamos na sala, quando nos distribuímos e organizamos nas áreas, etc.).

Na semana da matemática, cada grupo de jardim de infância lançou um desafio matemático aos restantes grupos:

Como a sala dos 3 anos queria descobrir as alturas, optou por lançar este desafio também às salas dos 4 e 5 anos. Com este desafio podemos utilizar material diverso para medir as nossas alturas e no fim, fazer uma análise dos dados “Quem é o mais alto?”; “Eu e o H. temos a mesma altura!”; “Um metro é a minha altura.”

As crianças da sala dos 4 anos, andavam bastante interessadas nas construções matemáticas e assim lançaram esse mesmo desafio. Fomos então descobrir as possibilidades que temos de construções através de materiais da matemática como o tangram, o cuisenaire, os blocos lógicos, os cubos de encaixe, etc. Descobrimos que conseguimos fazer animais, pessoas e até letras e números.

Os amigos da sala dos 5 anos, andam a descobrir os pesos dos materiais e assim, também nos lançaram este desafio. Fizemos imensas descobertas com os pesos e percebemos que, nem sempre, os materiais maiores são os mais pesados.

Durante a semana andámos envolvidos em muitos desafios e as curiosidades acerca da matemática iam crescendo.

O J. afirmou: A matemática não é só números… também são construções”; A B. rematou “Ás vezes eu faço letras na área da matemática!”

As descobertas que os grupos foram fazendo foram incríveis e no fim, acabámos por partilhar as descobertas de cada desafio entre salas com as nossas comunicações. Esta partilha de saberes enriqueceu ainda mais estes desafios matemáticos.  

O que também enriqueceu a nossa semana foi a visita de estudo ao Museu de História Natural e da Ciência onde realizámos o ateliê Jogos e Desafios Matemáticos! Tínhamos uma sala enorme cheia de desafios de matemática com muito material que ainda não conhecíamos.

Também na música, no inglês e na ginástica a matemática este mais presente entre forma e tamanhos.

É sempre divertido aprender a brincar!