A Semana da Matemática no Jardim de Infância
Como
sabemos a matemática está em tudo o que nos rodeia e faz parte do nosso
dia-a-dia (quando fazemos pares para o comboio, quando contamos quantos
estamos na sala, quando nos distribuímos e organizamos nas áreas, etc.).
Na
semana da matemática, cada grupo de jardim de infância lançou um desafio matemático
aos restantes grupos:
Como
a sala dos 3 anos queria descobrir as alturas, optou por lançar este desafio também
às salas dos 4 e 5 anos. Com este desafio podemos utilizar material diverso
para medir as nossas alturas e no fim, fazer uma análise dos dados “Quem é o
mais alto?”; “Eu e o H. temos a mesma altura!”; “Um metro é a minha altura.”
As
crianças da sala dos 4 anos, andavam bastante interessadas nas construções
matemáticas e assim lançaram esse mesmo desafio. Fomos então descobrir as
possibilidades que temos de construções através de materiais da matemática como
o tangram, o cuisenaire, os blocos lógicos, os cubos de encaixe, etc.
Descobrimos que conseguimos fazer animais, pessoas e até letras e números.
Os
amigos da sala dos 5 anos, andam a descobrir os pesos dos materiais e assim,
também nos lançaram este desafio. Fizemos imensas descobertas com os pesos e
percebemos que, nem sempre, os materiais maiores são os mais pesados.
Durante
a semana andámos envolvidos em muitos desafios e as curiosidades acerca da
matemática iam crescendo.
O
J. afirmou: A matemática não é só números… também são construções”; A B.
rematou “Ás vezes eu faço letras na área da matemática!”
As
descobertas que os grupos foram fazendo foram incríveis e no fim, acabámos por
partilhar as descobertas de cada desafio entre salas com as nossas comunicações.
Esta partilha de saberes enriqueceu ainda mais estes desafios matemáticos.
O que também
enriqueceu a nossa semana foi a visita de estudo ao Museu de História Natural e da Ciência onde realizámos o ateliê Jogos
e Desafios Matemáticos! Tínhamos uma sala enorme cheia de desafios de
matemática com muito material que ainda não conhecíamos.
Também na música, no inglês e na ginástica a matemática este
mais presente entre forma e tamanhos.
É sempre divertido aprender a brincar!