Pancake Day


Com o intuito de promover as tradições anglo-saxónicas, comemorámos nas aulas de inglês o “ Pancake Day” ou “ Shrove Tuesday”.

Após terem sido sensibilizados e devidamente contextualizados sobre esta tradição, as turmas do 1º ciclo comeram panquecas e fizeram a tradicional “ Corrida das panquecas”.

Esta festividade acontece todos ao anos na terça-feira que antecipa o primeiro dia da Quaresma ( a quarta-feira de cinzas). Apesar de não haver Carnaval  nesta época do ano em Inglaterra ( o Carnaval é só em agosto), o “ Pancake day" é a maneira de os ingleses celebrarem este dia, que também é comemorado em vários países de língua inglesa, como a Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, entre outros. As pessoas comem panquecas pelo facto de estas conterem os ingredientes proibidos de serem consumidos na Quaresma ( ovos, farinha e açúcar). Diz-se que antigamente, os cristãos usavam a panqueca como uma maneira de esvaziar os armários. No Reino Unido, as pessoas cozinham as panquecas e comem-nas com fruta, chocolate , doce, mel ou apenas um pouco de sumo de limão e açúcar. Outra acontecimento bem divertido são as corridas de panquecas que acontecem em várias cidades de Inglaterra. Diz-se que a tradição remonta a 1445 e se deve a uma mulher de Olney, em Buckinghamshire ( Inglaterra) que estava tão ocupada a fazer panquecas que se esqueceu das horas e, quando ouviu o sino da igreja tocar para a missa, desatou a correr pela vila fora de avental, com a frigideira na mão e com uma panqueca lá dentro. Hoje em dia, nas corridas de panquecas, os participantes têm de completar um trajecto ao mesmo tempo que viram a sua panqueca durante a corrida sem a deixar cair. 



Happy Pancake day!

 Teacher Carla Amaro