Pequenos matemáticos – “Os bebés também resolvem problemas!”


Na semana dedicada à matemática os nossos bebés do berçário andaram muito entretidos a resolver desafios que estimulam o pensamento lógico.

Os nossos matemáticos começaram então a semana com o desafio “A teia”. Para este desafio precisámos de um cesto da roupa, fio de trapilho e alguns objetos da sala. Primeiro colocámos os objetos dentro do cesto e depois entrelaçámos o fio trapilho pelo mesmo de forma a criar uma espécie de teia. Os bebés foram desafiados a colocar as mãos entre os fios da “teia” e tirarem lá de dentro os objetos que lhes eram pedidos. Alguns desses objetos eram maiores do que os espaços entre o fio, o que dificultou a tarefa. No entanto, os nossos bebés conseguiram resolver este problema com sucesso!

 “Esparguete mágico” foi o segundo desafio! Colocámos arames felpudos e coloridos nos orifícios de um escorredor de esparguete. Os bebés foram desafiados a tirar o “esparguete” dos orifícios. Contudo, alguns tinham um nó numa das pontas e, desta forma, tiveram de descobrir de que lado teriam de puxar o esparguete para este sair!

No “labirinto com obstáculos” os nossos bebés tiveram de gatinhar dentro de um tubo tendo de contornar alguns objetos pelo caminho.

Foi assim uma semana muito divertida repleta de novas experiências!

Educadora Eunice